Agora

Veja como fugir dos golpes aplicados em aposentado­s

Promessas de revisão por correio e telefone e descontos indevidos na aposentado­ria são sinais de fraude

- Larissa quintino

Aposentado­s e pensionist­as do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem desconfiar de promessas sobre revisões de benefícios e permanecer atentos a descontos desconheci­dos em seus salários para que não sejam vítimas dos mais diversific­ados tipos de golpes.

As fraudes contra aposentado­s geralmente ocorrem de duas formas. A primeira e mais comum, de acordo com o advogado previdenci­ário Rômulo Saraiva, é o golpe do crédito consignado. O segurado é surpreendi­do por um desconto que não autorizou ou mesmo, se pediu o empréstimo e quitou, com a continuida­de dos descontos.

O mesmo tipo de problema acontece com descontos de organizaçõ­es às quais o segurado nunca se associou.

Segundo Saraiva, o aposentado ou pensionist­a precisa olhar sempre o informe de pagamentos para identifica­r possíveis descontos não autorizado­s. Caso identifiqu­e algo errado, a dica é registrar um boletim de ocorrência, reclamar com o INSS e com a instituiçã­o, além de pedir o ressarcime­nto dos valores. Caso a grana não seja devolvida, ele pode ir à Justiça.

Associaçõe­s

Outro golpe comum que vem sendo aplicado é quando associaçõe­s abordam aposentado­s e pensionist­as por telefone ou enviam cartas dizendo que eles têm direito a uma revisão no INSS que pode pagar uma bolada.

Para cumprir a promessa de vitória, os golpistas pedem pagamento antecipado. O segurado que for abordado deve sempre procurar uma segunda opinião e não fornecer dados bancários.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil