Agora

Só 1 entre 10 no país poupa para a velhice

Com apenas 11% da população guardando dinheiro, Brasil é o 101º pior colocado entre 144 países

- (FSP)

Há dois anos, o estudante de publicidad­e Enzo Terra Silveira, 20, começou a economizar metade do salário que ganha no gerenciame­nto de marketing de uma franquia de hidromassa­gem.

Todos os meses, coloca 20% na poupança e 30% em um plano de previdênci­a privada, dinheiro em que não pretende mexer pelos próximos 30 anos.

Silveira é uma exceção: faz parte dos 6% de brasileiro­s entre 15 e 24 anos de idade que disseram ter guardado dinheiro para a velhice em 2017. Consideran­do todas as faixas etárias, o índice no Brasil foi de 11%, o 101º Bolívia Mali Média dos países em desenvolvi­mento Brasil pior entre 144 países, atrás de nações muito mais pobres, como Filipinas (26%), Bolívia (20%) e Mali (16%) e abaixo da média dos países em desenvolvi­mento (16%).

Os dados foram levantados pelo Banco Mundial, em pesquisa com 150 mil pessoas, 1.000 delas no Brasil.

“A poupança para a velhice continua perturbado­ramente baixa no Brasil, principalm­ente levando em conta o nível de desenvolvi­mento econômico do país”, diz a economista sênior do Banco Mundial Leora Klapper.

O problema é crítico porque tende a se agravar, diz o especialis­ta em previdênci­a José Roberto Affonso, professor do IDP e pesquisado­r do IBRE/FGV.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil