Agora

Mexicanos fazem fila para votar em eleições gerais

Eleitores demoravam até 10 minutos para preencher as várias cédulas; esquerdist­a é favorito para ganhar

- (FSP)

Os mexicanos saíram às ruas ontem em grandes quantidade­s para votar (os números de comparecim­ento ainda não tinham sido divulgados até o fechamento desta edição). Havia filas grandes em alguns postos, principalm­ente no interior do país. Na capital, a votação podia ser considerad­a bem mais rápida.

Estão habilitado­s a votar 89 milhões de mexicanos. Além de presidente, o pleito define também um novo Congresso, com 500 deputados 128 senadores, câmaras regionais, mais de 1.600 prefeitura­s e nove dos 32 governador­es, entre eles o cargo de chefe de governo da Cidade do México, que tem status de Estado.

Ao chegar à mesa de votação, o eleitor recebia várias cédulas, e alguns demoravam até 10 minutos para preencher todos. Outros foram mais rápidos. No México, o voto é obrigatóri­o, embora não exista penalidade para quem não compareça.

Em alguns lugares do país, e na própria capital, houve interrupçõ­es por de 10 minutos a uma hora em algumas cabines, por falta de cédulas de algum dos pleitos, o que gerou reclamação.

No geral, porém, o INE (órgão eleitoral oficial) afirmou que a votação vinha transcorre­ndo com tranquilid­ade. O fechamento das urnas seria às 18h locais (20h de Brasília) e o primeiro resultado parcial oficial, às 23h (1h).

O presidente Enrique Peña Nieto afirmou que será “absolutame­nte” respeitoso com o resultado e dará respaldo total aos eleitos.

Líderes de esquerda latino-americanos mandaram mensagens de boa sorte e de celebração pela provável eleição, do esquerdist­a Andrés Manuel López Obrador, franco favorito segundo as pesquisas. Uma delas veio da brasileira Dilma Rousseff, que afirmou que estava “torcendo para que o amigo povo mexicano o eleja.”

 ?? Gustavo Graf/reuters ?? Urnas são colocadas em colégios eleitorais na Cidade do México para as eleições gerais de ontem
Gustavo Graf/reuters Urnas são colocadas em colégios eleitorais na Cidade do México para as eleições gerais de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil