Agora

Sujeira e barulho lideram as reclamaçõe­s de vizinhos

Condomínio pode ser acionado na Justiça se o seu vizinho se sentir prejudicad­o pelos moradores

- William cardoso

Problemas causados no próprio condomínio são resolvidos por meio da convenção, mas quando eles se expandem para fora dos limites do prédio a coisa pode parar na Justiça. Sujeira, dano ao patrimônio e, principalm­ente, barulho são as principais reclamaçõe­s envolvendo vizinhos de muro.

Como regra, quem causou o prejuízo deve repará-lo. A convenção do condomínio vale apenas para punir quem mora nele, mas o artigo 1.277 do Código Civil existe para resolver as pendências com quem se divide muro.

Mais do que acionar a polícia, o advogado Alexandre Callé defende a conversa entre síndicos. “Tem que ter parceria, de forma amigável. Se você notifica outro síndico, ele pode aplicar advertênci­a no morador.”

Quem mora ao lado de um prédio onde são realizadas festas pode até procurar o síndico vizinho, caso se sinta prejudicad­o pelo barulho. “Se o síndico é moderno, atua de forma mais defensiva e cautelosa. Com uma ligação do vizinho, ele pode pedir para o morador do condomínio baixar o som, até para evitar uma ação depois”, afirma o advogado Alexandre Berthe.

Pois foi o barulho que fez o síndico Dilson Fernandes Silva, 62 anos, notificar extrajudic­ialmente casas noturnas vizinhas pelo excesso madrugada adentro na Chácara Santo Antônio (zona sul). Sem acordo, o caminho agora será a Justiça. “Estamos preparando um laudo pericial para comprovar o barulho e mover uma ação. Às vezes, eles amenizam, mas voltam depois. Não têm respeito”, afirma Silva.

 ??  ??
 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? O síndico Dilson Fernandes Silva, 62 anos, que já notificou e pretende entrar com ação judicial contra vizinhos que fazem barulho
Rivaldo Gomes/folhapress O síndico Dilson Fernandes Silva, 62 anos, que já notificou e pretende entrar com ação judicial contra vizinhos que fazem barulho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil