Agora

Luz sobe mais de 15% a partir de hoje em SP

Reajuste para clientes da Eletropaul­o foi autorizado ontem pela Aneel; alta vai valer em 24 cidades

- Fernanda brigatti (com FSP)

Os consumidor­es de 24 municípios da Grande São Paulo atendidos pela Eletropaul­o pagarão, em média, 15,84% a mais pela energia elétrica a partir de hoje.

O reajuste tarifário da concession­ária foi aprovado ontem, durante reunião pública da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A Eletropaul­o atende 7,1 milhões de unidades consumidor­as em 24 cidades da região metropolit­ana de São Paulo, incluindo a capital.

Segundo o anúncio da Aneel, o reajuste médio será de 15,84%. As indústrias terão aumento de 17,67%. Os consumidor­es considerad­os de baixa renda pagarão 15,08% a mais e, para os de baixa tensão, a elevação na conta é de 15,14%.

A agência diz que, ao calcular o reajuste, segue o que está previsto no contrato de concessão, e considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a compra e a transmissã­o de energia elétrica, e outros encargos.

Como a área de atendiment­o da Eletropaul­o é grande —e engloba São Paulo, a maior cidade do país—, o aumento deverá ter impacto na inflação de julho.

Analistas já estimavam uma forte alta da energia elétrica neste ano, sobretudo por causa da estiagem, que aumenta o custo de geração, e o aumento dos encargos sociais. Além do aumento nas tarifas, há ainda a incidência da bandeira vermelha 2 neste mês em todo o país, a mais alta, que cobra R$ 5 a mais cada 100 kwh (quilowatts-hora) consumidos.

Outros estados

As tarifas da Copel, no Paraná, tiveram reajuste médio de 15,99%. A concession­ária atende cerca de 4,5 milhões de unidades consumidor­as em todo o estado.

Já a conta de luz da RGE, do Rio Grande do Sul — controlada pela CPFL, da chinesa State Grid—, teve alta média de 20,58%. A empresa atende 1,4 milhão de unidades consumidor­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil