Agora

Líder involuntár­io, Lloris vira referência da equipe

- (FSP)

Istra Hugo Lloris, 31 anos, estava de férias na Córsega, ilha francesa do mar Mediterrân­eo, quando ouviu sobre o atentado terrorista em Nice reivindica­do pelo Estado Islâmico, em julho de 2016. Um motorista com nacionalid­ades francesa e tunisiana havia matado 84 pessoas com um caminhão. “Nice é a minha cidade. Eu tinha de voltar para casa”, disse Lloris. No dia seguinte, ele estava no local do acidente, pagando respeito às vítimas.

Era um senso de dever do capitão da seleção francesa, o líder da equipe nos treinos em Istra e nos jogos desta Copa. O mesmo sentimento de obrigação que faz Lloris usar uma braçadeira que nunca quis. Na sexta, será o primeiro do time a entrar em campo nas quartas de final do torneio, contra o Uruguai.

Se esse papel de referência da seleção passar desaperceb­ido, melhor para o goleiro. Ele não faz o tipo de jogador chamativo. Ainda mais em um elenco que tem as velocidade­s e a ofensivida­de de Pogba, Griezmann e Mbappé, todos atletas que fazem gols e são mais extroverti­dos.

“Lloris é um goleiro que quase nunca falha”, observou Maradona antes da partida em que os franceses venceram os argentinos.

Jogando bem ou mal (e quase sempre é bem), o francês é uma influência positiva sobre os mais jovens.

O técnico Didier Deschamps já disse que o trabalho de liderança do goleiro não se resume ao tempo em Istra. É permanente. “Não foi escolha minha [usar a braçadeira]. O técnico decidiu. Para mim, é natural. Eu passei por várias coisas na seleção e várias delas não foram fáceis.”

 ?? Benjamin Cremel - 30.jun.18/afp ?? O goleiro Hugo Lloris, de 31 anos, é capitão da seleção francesa neste Mundial; o jogador tem sido a referência da equipe, ainda que esteja longe dos holofotes
Benjamin Cremel - 30.jun.18/afp O goleiro Hugo Lloris, de 31 anos, é capitão da seleção francesa neste Mundial; o jogador tem sido a referência da equipe, ainda que esteja longe dos holofotes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil