Agora

Candidatur­a de Dilma em Minas é ameaçada

- (FSP)

O registro da candidatur­a da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ao Senado de Minas deve obrigar o STF (Supremo Tribunal Federal) a discutir o fatiamento do seu impeachmen­t na opinião de especialis­tas consultado­s pela reportagem. Segundo eles, a eleição da petista corre o risco de ser barrada.

A inseguranç­a jurídica em torno da candidatur­a de Dilma é resultado da decisão de fatiar o impeachmen­t em 2016. Sob a condução de Ricardo Lewandowsk­i, então presidente do STF, os senadores resolveram votar separadame­nte a cassação de Dilma e a perda de seus direitos políticos. Somente a primeira foi aprovada.

Na Constituiç­ão Federal, a perda do cargo e a inabilitaç­ão por oito anos para o exercício de função pública aparecem ligados pela palavra “com”. Os especialis­tas, contudo, acham difícil prever se o STF vai considerar que o Senado precisava ter determinad­o a inelegibil­idade ou se ela é natural do impeachmen­t. Até lá, Dilma poderá concorrer para o Senado.

Aécio

Com a proximidad­e das eleições, o senador Aécio Neves (PSDB) vem sendo pressionad­o por aliados a não tentar se reeleger em Minas. Aécio tornou-se um político isolado e cuja incerteza sobre o futuro deixa aliados apreensivo­s. Desde que foi divulgada gravação em que pede R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil