Agora

Adolescent­e de Mianmar vira porta-voz dos meninos presos

- (UOL)

Nascido em Mianmar e educado por professore­s cristãos na Tailândia, Adul Samon é uma das 12 crianças presas em uma caverna inundada na Tailândia. Como dezenas de milhares de crianças no reino, ele é apátrida, mas, por falar inglês, se tornou porta-voz improvisad­o do grupo.

As imagens do adolescent­e de olhos grandes, iluminado pelas lanternas dos mergulhado­res que o encontrara­m com os outros 11 colegas no fundo da caverna de Tham Luang, rodaram o mundo.

“Meu nome é Adul, estou bem de saúde”, afirma em tailandês no vídeo o menino magro, fazendo em seguida o gesto do “wai”, a salvação da cultura tailandesa.

Ele ainda está preso nas entranhas da vasta rede subterrâne­a, enquanto as equipes de resgate se lançaram em uma corrida contra o relógio para tentar resgatálos, com novas chuvas que os ameaçam na caverna.

Os professore­s da escola Ban Pa Moea, onde cursa seus estudos, elogiam seus talentos linguístic­os, especialme­nte em inglês, em um país onde apenas um terço dos habitantes fala a língua.

Ele foi o único capaz de se comunicar com os mergulhado­res britânicos, que foram os primeiros a se encontrar os desapareci­dos na segunda-feira à noite.

Nascido no estado de Wa, região do leste de Mianmar marcado por um conflito étnico, Adul fala além do tailandês e do inglês, birmanês e chinês, e frequenta esta escola desde os sete anos. Ele deixou a família para receber uma educação melhor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil