Agora

Mais um fiasco

- Luís andré rosa

Seleção brasileira leva um nó tático do conjunto belga e adia o sonho do hexacampeo­nato

o brasil perdeu da bélgica porque:

1 As escolhas de Roberto Martínez deram certo, e as de Tite não funcionara­m à altura 2 Foi dessa forma que os belgas foram mais eficientes e conseguira­m abrir 2 a 0 no placar 3 Brasileiro­s abafaram na etapa final, mas falharam nos arremates e só fizeram um gol

O Brasil desembarco­u na Rússia como bicho-papão e, à medida que algumas potências foram caindo, a seleção comandada por Tite foi sendo apontada como favoritíss­ima ao título desta 21ª edição da Copa do Mundo.

Só que bastou um adversário mais bem organizado, ciente das suas virtudes e limitações, para ruir um trabalho de dois anos, que vinha de 20 vitórias, quatro empates e uma derrota.

A badalada geração belga, que tanto sofre com as ironias por não ter ganhado nada, deu uma aula de futebol tático, venceu por 2 a 1, e vai disputar a semifinal, como aconteceu em 1986 no México, na sua melhor participaç­ão em Copas.

A seleção brasileira deixaria a Rússia nesta madrugada. A Bélgica, único país com 100% de aproveitam­ento, viaja para São Petersburg­o, onde, na próxima terça-feira, encara a França.

O Brasil sofreu com a forte marcação dos belgas e as saídas com os contragolp­es puxados pelo trio ofensivo De Bruyne, Hazard e Lukaku.

Mas o primeiro tento foi fruto de mais um erro de posicionam­ento em bola aérea, o grande drama da era Tite. Na jogada ensaiada no escanteio, Fernandinh­o deu azar e marcou o tento contra.

Em uma aula de contraataq­ue, que começou com Lukaku fazendo o que quis com Fernandinh­o na defesa, a Bélgica ampliou no golaço anotado por De Bruyne.

Com 45 minutos para evitar a eliminação, Tite tentou uma estratégia que deu certo contra a Costa Rica, mas que não treinou para isso.

Roberto Firmino entrou no lugar de Willian e ficou enfiado entre os zagueiros e Gabriel Jesus aberto pela direita. O Brasil transformo­u a partida em ataque contra defesa, mas a muralha belga comandada pelo goleiro Courtois segurou as pontas.

Nos minutos finais, após o gol de Renato Augusto, que entrara no lugar de Paulinho, a seleção teve chances para levar o jogo à prorrogaçã­o, mas falhou nas finalizaçõ­es.

 ?? Saeed KHAN/AFP ?? Milorad Mazic (SER) Arena Kazan, em Kazan (RUS) 42.873 torcedores Alisson lamenta o segundo gol belga, enquanto Fernandinh­o pega a bola na rede
Saeed KHAN/AFP Milorad Mazic (SER) Arena Kazan, em Kazan (RUS) 42.873 torcedores Alisson lamenta o segundo gol belga, enquanto Fernandinh­o pega a bola na rede
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil