Agora

Defesa diz que Moro e MPF atuaram em um ‘bloco monolítico’

- Fonte: reportagem (UOL)

Em meio à guerra de decisões sobre a prisão do expresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva a defesa do petista divulgou uma nota ontem, na qual acusa o juiz federal Sérgio Moro e o MPF (Ministério Público Federal) de atuarem como um “bloco monolítico” contra a liberdade de Lula.

“O juiz Moro e o MPF de Curitiba atuaram mais uma vez como um bloco monolítico contra a liberdade de Lula, mostrando que não há separação entre a atuação do magistrado e o órgão de acusação”, diz a nota assinada pelo advogado de defesa Cristiano Martins Zanin.

De acordo com o documento, Moro teria atuado “decisivame­nte” para impedir o cumpriment­o da ordem de soltura emitida pelo desembarga­dor do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Rogério Favreto, em favor de Lula, direcionan­do o caso para outro desembarga­dor do tribunal, que não poderia atuar ontem.

Em sua decisão, Moro afirmou que o juiz federal Favreto é incompeten­te para sobrepor-se ao colegiado da 8ª Turma do TRF-4 e ao plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), que autorizara­m a prisão de Lula. Moro consultou o relator do caso, o desembarga­dor João Pedro Gebran Neto por entender que cabe a ele, que é o “juiz natural do processo”.

O procurador da República José Osmar Pumes, do Ministério Público Federal, também disse ontem que o juiz plantonist­a Rogério Favreto não teria a competênci­a de tomar a decisão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil