Agora

SUS usa linha de produção para aliviar prontos-socorros

Santa Casa e outros hospitais empregam modelo criado pela Toyota para desafogar urgência e emergência

- (FSP)

Um dos serviços mais mal avaliados do SUS (Sistema Único de Saúde), unidades de urgências e emergência­s estão adotando um sistema de gestão, chamado Lean, inspirado na indústria automobilí­stica, para reduzir a superlotaç­ão. Em prontossoc­orros de seis hospitais públicos das cidades de São Paulo, Belo Horizonte (MG), Palmas (TO), Goiânia (GO), Florianópo­lis (SC) e Fortaleza (CE) onde o sistema foi inicialmen­te implantado, houve redução do tempo de atendiment­o em até 50%.

O Lean nas emergência­s é desenvolvi­do pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio-libanês (SP), e atingirá cem hospitais públicos em três anos. A Santa Casa de São Paulo é um deles.

O método, criado na fábrica de carros Toyota, na década de 1940, para aumentar a produtivid­ade e a eficiência, evitando desperdíci­os, busca organizar fluxos internos.

No SUS, pode ser empregado, por exemplo, na organizaçã­o de fluxos de pacientes, separando os de maior dos de menor gravidade ainda na sala de espera. Os de baixo risco, após o atendiment­o inicial são encaminhad­os para a atenção básica. Já os mais graves, após a assistênci­a inicial, seguem para internação ou realização de exames e procedimen­tos.

Na Santa Casa, a desorganiz­ação respondia por parte da dificuldad­e na liberação de leitos. Antonio Penteado Mendonça, provedor da instituiçã­o, diz que até 2017 a desconexão na área cirúrgica era apavorante. “O médico marcava a cirurgia e esquecia de avisar o cara do exame de imagem. Ou quando fazia isso, esquecia de avisar o anestesist­a ou ainda não agendava o horário da sala de cirurgia”, conta. A criação de uma central de agendament­o cirúrgico foi uma das mudanças. A outra foi estabelece­r um horário de alta. O médico demorava horas para oficializá-la.

 ?? Joel Silva/folhapress ?? Funcionári­os em corredor da UTI da Santa Casa de São Paulo, que faz parte do projeto empregado pelo Ministério da Saúde que prevê o uso de método de linha de produção nos serviços de emergência e urgência
Joel Silva/folhapress Funcionári­os em corredor da UTI da Santa Casa de São Paulo, que faz parte do projeto empregado pelo Ministério da Saúde que prevê o uso de método de linha de produção nos serviços de emergência e urgência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil