Agora

Três ministros britânicos renunciam em 24 horas

- (Agências)

O secretário das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, renunciou ao cargo ontem, tornando-se o terceiro ministro a abandonar o governo de Theresa May no período de 24 horas.

Na última sexta-feira, Johnson ajudou a costurar um acordo entre os membros do gabinete sobre a estratégia de May para a saída da União Europeia (o “brexit”). Depois, segundo o jornal The Guardian, Johnson decidiu não apoiar mais o acordo.

Em carta, Johnson disse que o plano de May “não desce pela garganta” e que ele vai dar para o Reino Unido o status de colônia da União Europeia.

Crise

A renúncia de Johnson ocorre após a saída do secretário do “brexit”, David Davis, e de seu número dois no Departamen­to da Saída da União Europeia, Steve Baker.

O Reino Unido, porém, não vai realizar um referendo sobre o acordo para deixar a União Europeia e também não pretende adiar a data de saída do bloco, afirmou ontem a primeira-ministra Theresa May.

Ela disse que o Reino Unido não vai postergar a aplicação do Artigo 50, cláusula que permite a retirada de um país-membro da UE, e que os britânicos querem que o “brexit” seja implementa­do.

O Reino Unido deve deixar a União Europeia no dia 29 de março de 2019, mas a proposta de May para finalizar a estratégia foi abalada pela saída dos três integrante­s do governo.

Ao ser perguntada sobre o risco de seu poder ser questionad­o devido à divisão em seu governo, May sorriu e afirmou: “Boa tentativa, mas eu vou adiante com o trabalho de entregar o que o povo britânico quer”.

 ??  ??
 ??  ?? Boris Johnson, que pediu demissão do cargo de secretário das Relações Exteriores do Reino Unido
Boris Johnson, que pediu demissão do cargo de secretário das Relações Exteriores do Reino Unido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil