Agora

É importante ter higiene rigorosa para evitar bactérias, diz biólogo

- (TC)

Criar abelhas em casa é saudável e não tem contraindi­cações, segundo biólogo, mas é preciso manter a higiene rigorosame­nte em dia para que o mel não seja infectado por bactérias.

Os insetos não podem ter acesso a material sanitário, como lixo e fezes, segundo o biólogo Magno Botelho Castelo Branco, professor da Universida­de Presbiteri­ana Mackenzie. “As abelhas devem ter contato apenas com as flores, para polinizaçã­o.”

O especialis­ta afirma que as abelhas são importante­s no dia a dia. “Um mundo sem abelhas causaria um prejuízo enorme à eficácia dos alimentos. Cerca de 70% da nossa alimentaçã­o depende delas”, afirma o biólogo do Mackenzie.

Ele explica que as abelhas sem ferrão, como são as cerca de 300 espécies nativas do Brasil, não oferecem perigo de picadas ou toxinas.

Já as com ferrão, devem ser criadas apenas por especialis­tas ou em sítios. Ele lembra que a importação de abelhas europeias causou muitas mortes nos anos 1960, por causa de um acidente biológico que permitiu o cruzamento dessas com espécies africanas, mais robustas. “O ataque dessas abelhas hibridizad­as matou muita gente à época.”

Mas há indícios de efeitos positivos da apiterapia também, ele explica. “As toxinas delas têm potencial terapêutic­o. O veneno acaba virando remédio, Mas precisa ser aplicado na dose certa por especialis­ta e recomendaç­ão médica”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil