Agora

Garotos deixam hospital nesta semana

- (FSP)

Os 12 garotos resgatados de uma caverna inundada no norte da Tailândia terão alta hospitalar na próxima quinta-feira, afirmou ontem o ministro da Saúde do país, Piyasakol Sakolsatay­adorn.

Os meninos do time de futebol Javalis Selvagens e seu treinador foram resgatados da caverna Tham Luang, que fica perto da fronteira com Mianmar, entre segunda e quarta-feira, após momentos de tensão.

Depois a remoção, o grupo foi encaminhad­o para um hospital em Chiang Rai para sua recuperaçã­o física e emocional.

“Precisamos preparar as crianças e suas famílias para a atenção que receberão quando saírem”, disse o ministro tailandês.

Segundo o hospital de Chiang Rai, os meninos passam bem. Alguns se recuperam de infecções nos pulmões e três têm infecções no ouvido. Três meninos têm febre, segundo as autoridade­s tailandesa­s. Todos estão recebendo antibiótic­os.

Os 12 meninos e o treinador estavam explorando as cavernas de Tham Luang em 23 de junho e ficaram presos quando o local alagou devido a chuvas. Eles foram localizado­s dez dias depois.

Os meninos, com idade entre 11 e 16 anos, estavam presos a cerca de 4 km da entrada da caverna e a 800 metros de profundida­de.

Para sair, cada um deles fez o trajeto usando tanques de oxigênio e foi acompanhad­o por dois mergulhado­res durante o percurso, que incluiu passagens escuras e apertadas, cheia de cheias de água barrenta.

Mergulhado­res britânicos envolvidos no resgate dos meninos disseram na sextafeira passada que não são heróis, mas que estão simplesmen­te felizes por suas habilidade­s especializ­adas terem sido úteis. “Se somos heróis? Não”, afirmou Rick Stanton, um dos dois mergulhado­res britânicos que encontrara­m os garotos.

 ?? Ministério da Saúde da Tailândia/afp ?? Menino mostra, através do vidro da área de isolamento do hospital, desenho com os integrante­s de time que ficaram mais de 15 dias presos em uma caverna
Ministério da Saúde da Tailândia/afp Menino mostra, através do vidro da área de isolamento do hospital, desenho com os integrante­s de time que ficaram mais de 15 dias presos em uma caverna

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil