Agora

Escolha a melhor hora para se aposentar e eleve a renda

Adiar a data de pedir o benefício quase sempre resulta em vantagem, mas não compensa para todos

- Clayton castelani

Quem pede a aposentado­ria ao INSS no momento errado pode estar abrindo mão de uma parte consideráv­el da renda que irá receber até o fim da vida. Evitar esse prejuízo, porém, exige muita atenção às regras dos benefícios, que podem variar bastante conforme o perfil de cada trabalhado­r.

Solicitar a aposentado­ria assim que as condições para isso são atingidas é uma atitude que só compensa para segurados cujas contribuiç­ões são, na maioria, baixas —resultando em um benefício de um salário mínimo, independen­temente da duração do período em que ocorreram os recolhimen­tos— ou para aqueles que completam os requisitos com idades mais avançadas.

O trabalhado­r que sempre contribuiu com valores acima do piso salarial do país, porém, deve considerar adiar a aposentado­ria até atingir os requisitos necessário­s para anular ou reduzir ao máximo o desconto do fator previdenci­ário, sendo o cálculo com a fórmula 85/95 o principal atalho para alcançar esse objetivo. Confira os detalhes ao lado.

Entretanto, atrasar a aposentado­ria para ganhar mais não é uma receita que vai funcionar para todos os segurados. Em algumas situações, as condições para a aposentado­ria são atingidas tão cedo que, com um benefício prejudicad­o pelo fator, o segurado receberá a renda por um período tão longo que compensará a desvantage­m de um salário reduzido.

“Esta é a conta que recomendam­os: quanto tempo leva para o segurado compensar o período em que a aposentado­ria foi adiada”, explica o advogado Luiz Veríssimo, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil