Agora

Rakitic supera mudança de hábitos

- (FSP)

Moscou O meia Ivan Rakitic, 30 anos, vem sendo um dos pilares da Croácia nesta Copa do Mundo. Hoje, ele tem a chance de dar ao país o seu primeiro título mundial.

Isso pode ocorrer na temporada em que ele viveu mudança radical em sua alimentaçã­o, ao cortar o glúten. “Antes de começar a temporada, eu fiz alguns testes no Barcelona porque não me sentia bem após os jogos, levava muito tempo para me recuperar. Tinha um sentimento ruim. Fizemos o teste e descobrimo­s que o problema era glúten”, disse Rakitic.

Fã de massas e pizzas, o jogador deixou para trás os antigos hábitos. “Me sugeriram tentar mudar a dieta e ver o resultado. Tentei e houve grandes mudanças. Fizemos mais testes e vimos que o glúten não caía bem para mim. Cortei”, explicou.

Rakitic nasceu em Möhlin, Suíça, no dia 10 de março de 1988. Jamais morou em solo croata, nacionalid­ade que é, na verdade, de seus pais, exmoradore­s da Bósnia. Quando a tensão étnica passou a ser insustentá­vel, no fim dos anos 1980, eles emigraram.

“Penso que não poderia haver nada melhor do que esta situação. Alcançar a final da Copa é cumprir o melhor dos sonhos”, disse Rakitic.

Na Suíça, ele recebeu ameaças de morte, após decidir defender a Croácia. A casa da família foi pichada com a palavra “traidor”.

O meia defendeu o Basel FC de 1995 a 2007. Ele se profission­alizou dois anos antes, após uma década nas categorias de base do clube. Chegou às seleções menores suíças antes de se mudar para a Alemanha, aos 19 anos.

Foi então que decidiu defender a Croácia. Até hoje, não abre mão da cidadania suíça, ainda torce pelo Basel FC e é fã do tenista suíço Roger Federer.

 ?? Adrian Dennis - 5.jul.18/afp ?? O meia Ivan Rakitic, de 30 anos, participa de um treinament­o da Croácia na Copa do Mundo da Rússia; suíço de nascença, ele se sentia mal depois dos jogos e foi orientado a deixar hábitos alimentare­s para trás
Adrian Dennis - 5.jul.18/afp O meia Ivan Rakitic, de 30 anos, participa de um treinament­o da Croácia na Copa do Mundo da Rússia; suíço de nascença, ele se sentia mal depois dos jogos e foi orientado a deixar hábitos alimentare­s para trás

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil