Agora

Bolsonaro desiste do PR, e Ciro inicia ofensiva

- (FSP)

Na reta final da costura de alianças para disputar o Planalto, o pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro, desistiu do acordo com o PR e abriu caminho para que seu principal adversário hoje, Ciro Gomes (PDT), iniciasse uma ofensiva pelo partido.

Líder nas pesquisas sem o ex-presidente Lula (PT), com cerca de 20% das intenções de voto, Bolsonaro abriu mão do principal ativo do PR, 45 segundos de tempo de TV, e agora segue com oito segundos, para fazer campanha e tentar se defender dos ataques de seus adversário­s durante o horário eleitoral.

O capitão reformado tentava atrair o senador Magno Malta (PR-ES) para a vaga de vice de sua chapa, com objetivo de aumentar a interlocuç­ão com os evangélico­s.

Na semana passada, porém, o senador anunciou que tentaria só sua reeleição e o acordo começou a naufragar. Hoje, Jair Bolsonaro vai anunciar como vice o general Augusto Heleno (PRP), o que agregará mais quatro segundos de televisão ao pré-candidato.

É a primeira vez, desde a redemocrat­ização, que uma chapa formada exclusivam­ente por militares se lança à sucessão presidenci­al.

“Quero um cara com responsabi­lidade do meu lado. Chega desses bananas aí que compõem para ganhar tempo de TV e continuar metendo a mão, roubando o nosso Brasil”, disse Bolsonaro, ontem, em São Paulo.

Avisados, aliados de Ciro Gomes iniciaram uma ofensiva sobre o PR. Segundo aliados, o ex-governador do Ceará, que deve se encontrar com Valdemar ainda nesta semana, oferecerá a vaga de vice ao empresário Josué Alencar (PR-MG), filho do exvice presidente José Alencar.

O cálculo de Ciro é pragmático: ao tentar atrair o PR, poderia provocar um efeito cascata nos outros partidos do chamado centrão, como DEM, PP, Solidaried­ade e PRB, que ainda estão divididos quanto a quem apoiar na corrida pelo Planalto.

 ?? Adriano Machado/reuters ?? Jair Bolsonaro, pré-candidato pelo PSL, líder nas pesquisas sem o ex-presidente Lula (PT) na disputa
Adriano Machado/reuters Jair Bolsonaro, pré-candidato pelo PSL, líder nas pesquisas sem o ex-presidente Lula (PT) na disputa
 ?? Rahel Patrasso/xinhua ?? O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) vai buscar apoio do PR para campanha à Presidênci­a da República
Rahel Patrasso/xinhua O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) vai buscar apoio do PR para campanha à Presidênci­a da República
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil