Agora

A Copa é aqui!

- Luís Marcelo Castro

Após a breve, mas intensa, passagem da Copa do Mundo, o Brasil vai retomando o seu caminho e as pessoas se voltam para o que realmente importa: a quarta divisão do Campeonato Paulista e a Copinha estadual.

Não que os milionário­s campeonato­s europeus não mereçam a atenção, com seus Cristianos Ronaldos, Mbappés e Neymares. Ou até mesmo a Libertador­es, o Brasileiro e a Copa do Brasil, que já nos brindou com os dribles da enorme ratazana em São Januário.

Mas poucos torneios oferecem tantos episódios pitorescos, reúnem tantos clubes tradiciona­is e brindam o torcedor com o mais puro futebol-raiz, no qual uma tesoura assassina no joelho do inimigo é quase tão festejada quanto um gol.

Onde mais o árbitro atrasa a súmula por falta de sinal de internet, como em Itararé? Ou preparador­es físicos são expulsos por se dirigirem ao adversário de forma pouco amigável: “Levanta, seu filho da p..., está fazendo cera, arrombado”, como no clássico de Guarulhos?

Neste domingo, às 10h, Comercial e Paulista, que, juntos, somam 216 anos, enfrentam-se para tentar sair do buraco. Possíveis estrelas no futuro, nomes como Boi, Lika, Garça e Lineker buscam o sucesso para, quem sabe, um dia representa­r o país ou ir para o exterior.

Já a Copa Paulista ainda não começou. Mas qual outro campeonato nos dá a satisfação de rever Noroeste, XV de Piracicaba e São Caetano em campo? De matar a saudade da Portuguesa no Canindé? De ir à Javari numa manhã fria de inverno tomar uma cerveja antes do jogo do Juventus? De acompanhar São Bernardo e Nacional nos aconchegan­tes Primeiro de Maio e Comendador Souza? Pelo menos de minha parte, a expectativ­a é maior do que na véspera da Copa da Rússia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil