Agora

Vacina contra a pólio fica abaixo da meta e preocupa

Prefeitura estima que ao menos 18 mil crianças de 1 ano deixaram de tomar a dose em SP

- Jéssica lima

Levantamen­to feito pela Secretaria Municipal da Saúde, sob gestão de Bruno Covas (PSDB), aponta que a cobertura da vacina contra a poliomieli­te, vírus que pode causar paralisia, em crianças até um ano chegou a 84,8% da cobertura na capital, quando deveria ser de 95%. Para alcançar a meta, faltou vacinar 17.942 crianças.

A diferença parece ser pouca, mas, para médicos e especialis­tas, ela é significan­te. Helio Arthur Bacha, coordenado­r da Sociedade Brasileira de Infectolog­ia, diz que a cobertura vacinal da poliomieli­te —e outras vacinas— ficar em média 10% abaixo da meta estabeleci­da pelo Ministério da Saúde é preocupant­e. “O ideal é ser de 95% para cima, ainda mais com os surtos recentes de sarampo pelo Brasil.”

No caso da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, a cobertura em São Paulo foi de 86,1%, então 15.605 ficaram sem a vacina. Na segunda dose, esse percentual caiu ainda mais: 54,9%.

Até terça-feira, o Ministério da Saúde computou 677 casos confirmado­s de sarampo no país, sendo 444 no Amazonas e 216 em Roraima. Em São Paulo, um caso já foi confirmado.

A reportagem percorreu quatro UBSS (Unidades Básicas de Saúde) e conversou com mães que, apesar de alegarem que os filhos tomaram as vacinas, não sabiam quais e para o que servem. Foi o caso da autônoma Clarice Ferreira, 21, que estava com o filho Carlos Roberto, com um mês de vida, na AMA/UBS Vila Palmeiras, Freguesia do Ó (zona norte). Ela se diz leiga em vacinação.

“Têm três [vacinas] marcadas lá [na carteirinh­a de vacinação] que meu filho já tomou, mas não sei o nome e nem pra quê serve”, disse. Ela ressaltou que apesar de não saber, considera importante tomar e “não deixar faltar nenhuma”.

Já a auxiliar de limpeza Aline Cristina Siqueira, 30 anos, se informou com a enfermeira. “Meu filho teve que tomar quatro vacinas de uma vez e estranhei, perguntei para o que serviam.”

 ?? Adriana Toffetti - 3.jul.18/agência O Globo ?? Criança recebe dose de vacina contra a poliomieli­te em UBS (Unidade Básica de Saúde) da zona norte de São Paulo; cobertura vacinal ficou abaixo da meta e preocupa médicos, pois já surgiram casos de sarampo no país
Adriana Toffetti - 3.jul.18/agência O Globo Criança recebe dose de vacina contra a poliomieli­te em UBS (Unidade Básica de Saúde) da zona norte de São Paulo; cobertura vacinal ficou abaixo da meta e preocupa médicos, pois já surgiram casos de sarampo no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil