Agora

Após ficar sem apoio, Ciro vai em busca da esquerda

Candidato do PDT ao Palácio do Planalto é oficializa­do. Ideia agora é tentar atrair apoio de PSB e PCDOB

- (FSP)

Frustrado com a desistênci­a do bloco do centrão em apoiá-lo, Ciro Gomes utilizou o lançamento oficial de sua candidatur­a presidenci­al para tentar reverter cenário de isolamento político no qual se encontra desde a última quinta-feira.

Em um discurso calculado, o candidato do PDT ao Palácio do Planalto ocupou a maior parte de seu pronunciam­ento ontem na defesa de bandeiras de esquerda, no esforço de atrair o PSB e o PCDOB, e fez promessas ao setor empresaria­l, em estratégia para tentar se desvincula­r da imagem de inimigo do mercado.

A decisão dos partidos de centro em apoiar Geraldo Alckmin, do PSDB, alterou o humor de Ciro. Fora do palco da convenção partidária, ele manteve semblante sério e evitou os veículos de imprensa, postura também adotada na véspera.

Em conversas reservadas, a equipe de campanha reconhece que aumentou a pressão sobre ele da necessidad­e de fechar um acordo com os partidos de esquerda, evitando que a candidatur­a do pedetista perca musculatur­a e espaço para o PT.

O candidato chegou a esboçar para o evento partidário, em Brasília, um discurso mais afinado ao centro para agradar as siglas do bloco formado por DEM, PP e PR. Com o recuo deles, fez alterações e o aproximou mais ao campo da esquerda.

A uma plateia de militantes, fez questão de citar o expresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, e disse que o povo já viu, no passado recente, “que é possível ser diferente quando o governo federal é conectado com o povo” e defendeu a manutenção das atuais políticas sociais.

“Depois de tudo o que houve com Lula, a nossa responsabi­lidade aumenta muito”, disse.

 ?? Ueslei Marcelino/reuters ?? Ciro Gomes durante o lançamento de sua candidatur­a à Presidênci­a ontem, em Brasília; pronunciam­ento tem bandeiras de esquerda e promessas a empresário­s
Ueslei Marcelino/reuters Ciro Gomes durante o lançamento de sua candidatur­a à Presidênci­a ontem, em Brasília; pronunciam­ento tem bandeiras de esquerda e promessas a empresário­s
 ??  ?? Guilherme Boulos, que será lançado candidato à Presidênci­a pelo PSOL hoje, é coordenado­r do MTST
Guilherme Boulos, que será lançado candidato à Presidênci­a pelo PSOL hoje, é coordenado­r do MTST

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil