Agora

Neymar precisa de auxílio, afirma Guga

Ex-tenista crê que o atacante da seleção é cobrado injustamen­te e defende trabalho a atletas desde a base

- (FSP)

No encontro nacional das 48 escolas de tênis que gerencia, no Esporte Clube Sírio, o ex-número 1 do mundo e tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten comentou as críticas que Neymar Jr. vem recebendo desde a Copa do Mundo da Rússia por seu comportame­nto em campo.

Para o ex-tenista, a repercussã­o das atitudes de Neymar é desproporc­ionalmente negativa. “Ele é um jovem. Eu, que vou fazer 42 anos em setembro, ainda vou aprender cada vez mais, e enxergo da mesma forma para ele”, afirmou. “O Neymar para mim vai ser o melhor jogador do mundo, com certeza. E que bom que ele é brasileiro. Então vamos tentar auxiliar, vamos tentar extrair desse valor o melhor possível”, acrescento­u Guga.

O ex-líder do ranking mundial indicou que há espaço para amadurecim­ento de atletas que estão nos holofotes, mas seria injusto cobrá-los por isso sem um trabalho adequado na base. “Temos que pensar no que fazer para preparar esses caras, porque depois só exigir isso, não vai acontecer.”

Guga avalia a seleção de Tite como um time que fez o brasileiro “olhar o futebol com vontade de novo” e vê as críticas após a eliminação como fruto de uma cultura imediatist­a no Brasil. “[O futebol] serve como desafogo e, quando não funciona e o resultado é ruim, não serve, é jogado de lado e buscam uma maneira de desvaloriz­ar. É um pouco brutal.”

Má fase

Guga também opinou sobre o momento do tênis brasileiro, atualmente com apenas três jogadores no top 200 do ranking masculino: Rogério Dutra Silva (138º), Thiago Monteiro (145º) e Guilherme Clezar (192º). No feminino, Beatriz Haddad Maia é a 119ª.

“O tênis brasileiro ainda não existe, existem os tenistas brasileiro­s. A Bia está lesionada, a Teliana [Pereira] está tentando voltar. Ainda não temos um cenário de tênis. A gente fala de personagen­s. Os duplistas [Marcelo Melo e Bruno Soares] nos carregam, os outros se viram nos 30, mas o tênis brasileiro não pode ser só isso.”

Sem poder jogar tênis após a última cirurgia que realizou no quadril, em 2014, Guga tem praticado o surfe e batido bola com as crianças de suas escolas de tênis esporadica­mente.

 ?? Marcello Zambrana/agif ?? Três vezes vencedor do Grand Slam de Roland Garros e ex-líder do ranking mundial, Gustavo Kuerten diz que as críticas e a desvaloriz­ação no futebol chegam a ser brutais e defende trabalho de amadurecim­ento
Marcello Zambrana/agif Três vezes vencedor do Grand Slam de Roland Garros e ex-líder do ranking mundial, Gustavo Kuerten diz que as críticas e a desvaloriz­ação no futebol chegam a ser brutais e defende trabalho de amadurecim­ento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil