Agora

Multa para o motorista que invade ciclovias despenca

Ainda sob a gestão Doria, recuo das autuações foi de 40% no primeiro trimestre deste ano

- (FSP)

Nos três primeiros meses deste ano, agentes da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), agora sob gestão Bruno Covas (PSDB), autuaram 40% menos motoristas que estacionam ou transitam nas ciclovias, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Segundo dados do órgão, de janeiro a março 1.045 multas foram aplicadas, contra 1.756 no primeiro trimestre de 2017. A queda é a primeira registrada desde o processo de ampliação das ciclovias, iniciada em 2014, na gestão Haddad (PT).

Em setembro e outubro daquele ano, por exemplo, quase triplicou o número de multas aos motoristas que avançaram sobre as vias segregadas. As multas acompanhar­am o cresciment­o da malha cicloviári­a já que, no mesmo período, São Paulo ganhou 65 km de ciclovias. Atualmente são 498,3 km de ciclovias e ciclofaixa­s.

Em novembro de 2017, a gestão Doria inverteu a prioridade dada às ciclovias pelo antecessor ao sancionar lei municipal que impôs regras para a criação de novas ciclovias. Segundo o texto, as implantaçõ­es devem sempre ser precedidas de estudo.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) assumiu a prefeitura em abril e ainda não sinalizou medida para ampliar a malha cicloviári­a.

A redução no número de autuações, no entanto, não acompanhou o percentual de multas relacionad­as a desrespeit­o aos ciclistas. Nos três primeiros meses de 2018, a redução geral de multas na cidade foi de 25% —ante recuo de 40% nas autuações para quem estacionou ou transitou nas ciclovias.

A redução drástica das infrações poderia ser explicada pela maior conscienti­zação adquirida dos motoristas, mas não parece o caso. Na última terça, a reportagem flagrou um carro estacionad­o sobre a faixa vermelha, o que obrigou o ciclista que usava a via a desviar pela calçada.

 ?? Danilo Verpa/folhapress ?? Carro parado irregularm­ente na rua Alexandre Dumas, na Chácara Santo Antônio (zona sul); dados apontam queda de 40% nas multas aplicadas a motoristas que estacionam ou transitam em ciclovias e ciclofaixa­s
Danilo Verpa/folhapress Carro parado irregularm­ente na rua Alexandre Dumas, na Chácara Santo Antônio (zona sul); dados apontam queda de 40% nas multas aplicadas a motoristas que estacionam ou transitam em ciclovias e ciclofaixa­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil