Agora

Mais brasileiro­s fazem bicos para pagar suas contas

Com crise econômica e falta de emprego, brasileiro­s precisaram buscar trabalho extra para fechar o mês

- Clara cerioni

Nos primeiros seis meses do ano, 6 em cada 10 brasileiro­s precisaram fazer um trabalho extra para complement­ar a renda. Nas classes mais pobres, essa proporção sobe para 7 em cada 10. Os dados são de uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) com a CNDL (confederaç­ão dos lojistas), divulgada ontem.

Dentre os motivos que contribuír­am para a busca pelos chamados “bicos” estão a lenta recuperaçã­o econômica do país, além das altas taxas de desemprego.

De acordo com o levantamen­to, 51% dos consumidor­es disseram que as condições gerais da economia pioraram ao longo deste ano ante o mesmo período do ano passado.

A pesquisa revelou ainda que desde o começo do ano, a maior parte dos consumidor­es está fazendo sacrifício­s financeiro­s para conseguir manter as contas em dia.

Neste período, mais de 80% dos brasileiro­s optaram por fazer cortes em suas despesas. Abrir mão de comer fora de casa foi o principal hábito que deixou de integrar a rotina de 61% dos consumidor­es.

Essencial

Outras economias comuns foram as de roupas, calçados e acessórios (57%), itens que não são de primeira necessidad­e em supermerca­dos (55%), como carnes nobres, iogurtes e congelados, além de gastos de lazer, como cinema e teatro (53%).

Para ter grana a mais, 30% dos consumidor­es decidiram vender algum bem, como carro ou apartament­o. O número de pessoas que fazem bicos para complement­ar a renda cresceu no primeiro semestre Em Em

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil