Agora

Trump ameaça ato histórico contra Irã

Fala foi dada após líder do Irã dizer que um confronto entre os dois seria a ‘mãe de todas as guerras’

- (Agências)

O presidente americano Donald Trump aumentou o tom de suas críticas ao Irã e afirmou que o país deve estar pronto para sofrer as consequênc­ias caso ameace os Estados Unidos novamente. “Nunca mais voltem a ameaçar os estados unidos ou sofrerão consequênc­ias que poucos sofreram ao longo da história”, escreveu, em letras maiúsculas, o presidente americano nas redes sociais.

A afirmação foi uma resposta a declaração do presidente iraniano Hasan Rowhani, que disse que Washington não deveria “brincar com fogo”. “A América deveria saber que a paz com o Irã é a mãe de todas as pazes e que a guerra com o Irã é a mãe de todas as guerras”, afirmou Rowhani a uma plateia de diplomatas iranianos.

Além de Trump, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, também criticou as afirmações de Rowhani e chamou o governo iraniano de uma máfia. O chefe da diplomacia americana afirmou ainda que Washington está pronto para ajudar grupos opositores no Irã.

O Ministério de Relações Exteriores do Irã respondeu afirmando que a fala de Pompeo é uma tentativa americana de interferir em questões internas do país.

Já o general Gholam Hossein Gheibparva­r, comandante de um dos braços da Guarda Revolucion­ária do Irã, disse não acreditar em uma ação militar dos EUA contra o país.

 ?? Evan Vucci/ap ?? O presidente americano Donald Trump discursa durante evento na Casa Branca, em Washington
Evan Vucci/ap O presidente americano Donald Trump discursa durante evento na Casa Branca, em Washington

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil