Agora

Igreja Católica fará pesquisa para entender melhor seu fiel

Censo será feito com um aplicativo e o objetivo é poder ouvir a opinião de 15.250 católicos

- Jéssica lima

A Arquidioce­se de São Paulo vai começar, até o meio do mês que vem, a fazer uma pesquisa de campo em pelo menos 15.250 residência­s da capital com o objetivo de descobrir como a igreja católica está presente na cidade.

O questionár­io tem 105 perguntas que vão ser feitas em seis regiões episcopais: Belém (zona leste), Brasilândi­a e Santana (norte), Ipiranga (sul), Sé (centro) e Lapa (oeste). Serão entrevista­dos 50 católicos em cada uma das 305 paróquias.

A Arquidioce­se contratou uma empresa especializ­ada em tecnologia para desenvolve­r um aplicativo com o questionár­io a ser aplicado em campo por meio de tablets e a PUC (Pontifícia Universida­de Católica) deu assessoria para o método.

O pedido dessa parceria foi feito pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, grão-chanceler da instituiçã­o. Para acessar o aplicativo que já está pronto, mas não deve ter o nome divulgado, é necessário de login e senha. Os servidores terão um acesso diferente dos pesquisado­res.

São pelo menos 300 voluntário­s que foram selecionad­os pela Arquidioce­se e estão recebendo treinament­o para aplicarem a pesquisa, que terminará em setembro.

Um sínodo inédito foi criado na Arquidioce­se, que é uma organizaçã­o interna da igreja voltada para a visão crítica da mesma.

 ?? Robson Ventura/folhapress ?? O padre Tarcisio Marques Mesquita, coordenado­r geral do sínodo (uma espécie de assembleia), diz que a pesquisa é como se a igreja olhasse para um espelho
Robson Ventura/folhapress O padre Tarcisio Marques Mesquita, coordenado­r geral do sínodo (uma espécie de assembleia), diz que a pesquisa é como se a igreja olhasse para um espelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil