Agora

Creche volta a ser assaltada e crianças ficam sem aulas

Sem estrutura, escola está fechada; 159 crianças, de até 3 anos, são atendidas diariament­e no local

- Luciano cavenagui

Um dia após ser assaltada e vandalizad­a, a creche Lucila de Souza Egydio, localizada no Jardim Aeroporto (zona sul de São Paulo), foi atacada novamente ontem de madrugada. As 159 crianças, de zero a três anos, que costumam ser acolhidas diariament­e no local, ficaram sem atendiment­o pelo segundo dia seguido.

Foi o quarto furto em apenas dez dias, de acordo com atualizaçã­o da direção da unidade, mantida por meio de convênio com a Secretaria Municipal da Educação, da gestão Bruno Covas (PSDB). A polícia havia informado anteontem que, em nove dias, ocorreram dois casos.

“Não aguentamos mais essa situação, está insuportáv­el. Nossos funcionári­os passaram o dia chorando por tanto desgosto. Arrombaram as portas e vandalizar­am tudo”, disse a diretora da creche, Lindalva Maria da Silva.

A escola está às escuras, pois o alvo preferido dos ladrões são os fios elétricos, retirados principalm­ente por causa do cobre. O material, presente nos fios, pode render, em média, R$ 16 o quilo em ferros-velhos da capital.

No crime de ontem, além dos cabos elétricos, os invasores levaram nove panelas industriai­s, micro-ondas, liquidific­ador, lâmpadas, espremedor de frutas, computador, impressora e televisore­s. Também foram furtadas as lixeiras, sendo os sacos de lixos espalhados por várias partes da creche, e até a tampa do esgoto.

“Queremos ter mais segurança para trabalhar e atender às crianças, que são da nossa própria comunidade. Do jeito que está não pode ficar”, ressaltou Lindalva.

Alvo fácil

Os outros dois crimes ocorreram nos dias 14 e 16. Os casos foram registrado­s no 27º DP (Campo Belo).

As creches viraram alvo dos criminosos. No mês passado, invasores furtaram aparelhos eletrônico­s, merenda e até fraldas da Escola Professora Leila Gallacci Metzer localizada na Vila Sônia (zona oeste). Entre os itens levados estavam TVS, DVDS, computador­es, luvas, canecas e talheres. As aulas no local foram suspensas por dois dias.

 ?? Divulgação ?? Escola está sem iluminação, já que o alvo preferido dos ladrões são os fios elétricos por causa do cobre
Divulgação Escola está sem iluminação, já que o alvo preferido dos ladrões são os fios elétricos por causa do cobre
 ?? Divulgação ?? A creche Indir Lucila de Souza Egydio, no Jardim Aeroporto, foi invadida quatro vezes em dez dias
Divulgação A creche Indir Lucila de Souza Egydio, no Jardim Aeroporto, foi invadida quatro vezes em dez dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil