Agora

Emprego resiste nos pequenos negócios em 2018

Setor gerou 13 vezes mais trabalho do que as grandes empresas, afirma levantamen­to feito pelo Sebrae

- Clara cerioni

As micro e pequenas empresas do país geraram 13 vezes mais vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre deste ano do que as médias e grandes.

Os dados são do Sebrae, com base o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos), e mostram que o saldo de abertura de vagas nesse período para os pequenos negócios foi positivo em 352 mil vagas.

Ante os primeiros seis meses do ano passado, o resultado é 44% maior.

Já os médios e grandes negócios encerraram o período com o fechamento de mais de 12 mil vagas.

Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-sp, explica que a situação é uma combinação de necessidad­e com otimismo. “Enquanto as empresas de maior porte substituem a mão de obra [por tecnologia], as micro e pequenas continuam dependente­s do trabalhado­r. E ficaram mais otimistas primeiro semestre do que os outros negócios”, afirma ele.

O especialis­ta alerta, no entanto, que pelos próximos meses, será preciso acompanhar de perto a geração de vagas. “Ainda vamos sentir os reflexos da greve dos caminhonei­ros por alguns meses. As indefiniçõ­es políticas e o pessimismo podem prejudicar o cenário positivo.” Onde estão os trabalhos Setor Vagas Serviços Agropecuár­ia Comércio 217,3 mil 76,4 mil - 94,8 mil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil