Agora

Programa do PT pretende limitar atuação do Supremo

Entre as medidas, estão mandato para integrante­s da corte e fim do benefício de auxílio-moradia

- (FSP)

O programa de governo da candidatur­a do PT ao Palácio do Planalto vai propor limitar a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal), inclusive com mandatos para os ministros que compõem a corte, e revisar leis aprovadas para combater corrupção e crime organizado.

Segundo a versão mais recente do documento, à qual a reportagem teve acesso, o PT quer que a competênci­a do Supremo esteja “limitada ao controle de constituci­onalidade das leis”.

“Temos que caminhar para transforma­r o STF em efetiva Corte Constituci­onal, com competênci­as limitadas ao controle de constituci­onalidade das leis. Em linha com a experiênci­a internacio­nal das democracia­s consolidad­as, e como elemento-chave de uma República, faz-se necessário instituir tempo de mandatos para os membros do STF e das Cortes Superiores de Justiça, não coincident­e com a troca de governos e legislatur­as”, afirma o texto de 39 páginas.

Revisão de leis

Chancelado pelo ex-presidente Lula e coordenado pelo ex-prefeito Fernando Haddad, cotado como plano B caso Lula seja impedido de concorrer ao Planalto, o texto afirma ainda que, se eleito, o governo petista constituir­á comissões de alto nível para promover a revisão de leis como a anticorrup­ção, antiterror­ismo e das organizaçõ­es criminosas.

Ainda no item de reforma do sistema de Justiça há propostas como o fim do auxílio-moradia para magistrado­s, a redução do período de férias de 60 para 30 dias e eleições diretas para a escolha de gestores do Judiciário (presidente­s e órgãos de direção e corregedor­ias), com participaç­ão da magistratu­ra de primeira instância e servidores da Justiça.

O programa do PT, que deve ser lançado nos próximos dias e ainda pode sofrer alterações, propõe ainda a “retomada da Embraer” e a revogação, por ofício presidenci­al ou plebiscito, das seguinte medidas do governo Michel Temer: lei que cria um teto para os gastos públicos, reforma trabalhist­a, reforma do ensino médio e marco regulatóri­o do pré-sal.

Há também uma proposta de reforma política com financiame­nto público exclusivo e fidelidade partidária e lista preordenad­a fechada.

Sobre o marco regulatóri­o da comunicaçã­o, o PT diz que ele será feito logo nos primeiros seis meses de governo, para “impedir que beneficiár­ios de concessões públicas e controlado­ras das novas mídias restrinjam o pluralismo e a diversidad­e”.

 ?? Danilo Verpa-23.jul.2018/folhapres ?? O ex-prefeito Fernando Haddad, coordenado­r do programa de governo do PT, durante entrevista
Danilo Verpa-23.jul.2018/folhapres O ex-prefeito Fernando Haddad, coordenado­r do programa de governo do PT, durante entrevista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil