Agora

VAR terá menos câmeras que a Copa e imagens da Globo

CBF estreia tecnologia em nível nacional com 14, 15 ou 16 câmeras por jogo, contra 35 do Mundial

- (UOL)

O árbitro de vídeo da Copa do Brasil terá menos da metade das câmeras da Copa da Rússia e usará imagens da Globo e Fox Sports, transmisso­ras da competição.

A CBF explicou ontem como vai funcionar a tecnologia a partir das quartas de final da competição mata-mata, que começa amanhã.

Serão entre 14 e 16 câmeras em cada jogo, enquanto a Fifa utilizava 35 delas por partida no Mundial.

Pelo protocolo da Fifa, é obrigatóri­o que seja utilizadas as imagens das transmissõ­es dos jogos. Há ainda uma empresa contratada para operar o VAR em cada um dos oito estádios, que receberam testes offline.

“Vamos utilizar 14, 15 ou 16 câmeras. São duas empresas, Globo e Fox. É bom esclarecer que com sete câmeras, já teremos 95% de todos os lances. Uma situação especial, uma mão escondida [pode passar]. Nós vamos recorrer a todas as imagens disponívei­s. Temos solução para todos os lances”, analisou Manoel Serapião, coordenado­r do árbitro de vídeo no Brasil.

O custo da operação será de R$ 50 mil por jogo, ou seja, R$ 700 mil até a final da competição. A Broadcast será a empresa responsáve­l por estruturar o árbitro de vídeo nos duelos, após ganhar a concorrênc­ia promovida pela CBF, que contou com dez postulante­s a fornecedor.

Neste ano, o VAR foi rejeitado no Brasileiro porque a CBF não quis arcar com os custos e jogou a responsabi­lidade para os clubes, que não aceitaram pagar.

 ?? 25.jul.18/reprodução ?? Árbitros e assistente­s realizam treinament­o no Itaquerão, na partida entre Corinthian­s e Cruzeiro, para a utilização do árbitro de vídeo na Copa do Brasil
25.jul.18/reprodução Árbitros e assistente­s realizam treinament­o no Itaquerão, na partida entre Corinthian­s e Cruzeiro, para a utilização do árbitro de vídeo na Copa do Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil