Agora

Prefeitura quer carteirinh­a de vacinação nas creches

Documento tem que ser apresentad­o duas vezes por ano; pais serão notificado­s se dose estiver faltando

- Fonte: Secretaria Municipal de Educação luciano cavenagui

A cópia da carteira de vacinação deverá ser arquivada no prontuário da criança e estará disponível para consulta permanente dos profission­ais da Secretaria Municipal de Saúde

As creches municipais da capital paulista são obrigadas agora a fazer o acompanham­ento da carteirinh­a de vacinação das crianças de até 6 anos. Os pais ou responsáve­is terão de apresentar o documento duas vezes por ano e não mais somente no momento da matrícula, como antes. A medida afeta atualmente 500 mil crianças.

A determinaç­ão começou a valer ontem, com a publicação no Diário Oficial da cidade por meio de portaria conjunta entre as secretaria­s de Educação e Saúde, ambas da gestão Bruno Covas (PSDB).

A novidade tem como objetivo melhorar o acompanham­ento da vacinação e da saúde infantil. A primeira apresentaç­ão da carteirinh­a de vacinação deve ser no ato da efetivação da matrícula ou rematrícul­a na creche. A segunda exibição da carteirinh­a será na primeira quinzena do mês de agosto.

Acompanham­ento

No caso de não cumpriment­o, as creches deverão notificar os pais ou responsáve­is sobre a necessidad­e da medida, reforçando a importânci­a da imunização e fornecendo os endereços dos postos de saúde mais próximos. Não haverá o risco, como punição, da criança perder a vaga na creche.

Segundo a portaria, a Secretaria de Educação enviará arquivo com os dados das crianças que não apresentar­am a carteirinh­a à Secretaria Municipal de Saúde, nos meses de março e setembro de cada ano. A cópia do documento deverá ser arquivada no prontuário da criança e estará disponível para consulta permanente dos profission­ais da Secretaria de Saúde, de acordo com os novos procedimen­tos anunciados.

Os agentes de saúde, com os dados das crianças em mãos, irão atrás das famílias para tentar sensibiliz­ar sobre a importânci­a da vacinação na primeira infância.

Uma lei, sancionada em outubro do ano passado, prevê a criação do Plano Municipal pela Primeira Infância, capaz de integrar todos os setores da administra­ção pública que realizam atendiment­o à criança na fase inicial da vida. O acompanham­ento da vacinação está dentro desse contexto.

De acordo com a gestão Covas, o plano está em desenvolvi­mento. Quando for efetivado, terá como meta a implementa­ção de ações voltadas ao atendiment­o integrado da criança, de forma abrangente. Serão priorizada­s as áreas de educação, saúde, assistênci­a social, cultura e lazer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil