Agora

Quem teve auxílio-doença cortado também recebe 13º

Segurado do INSS com auxílio-doença tem direito ao 13º, nesse caso, pagamento da grana é proporcion­al

- Larissa quintino cristiane gercina

Os segurados do INSS que tiveram o auxílio-doença cortado no pente-fino que está sendo feito nos benefícios por incapacida­de também têm direito de receber o 13º da Previdênci­a Social.

Segundo advogados previdenci­ários, quem tem o auxílio cortado deve receber o dinheiro do 13º no momento do corte, mas, se isso não ocorrer, o trabalhado­r deve ficar atento aos valores para poder cobrar o pagamento.

Nesse caso, a grana será proporcion­al ao número de meses em que o segurado teve o auxílio neste ano.

O mesmo cálculo é utilizado para quem começou a receber o auxílio-doença em 2018. Segundo a Previdênci­a, como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipaçã­o proporcion­al.

No caso de um auxílio iniciado em janeiro, por exemplo, e que ainda está em vigor, o 13º terceiro é calculado sobre oito meses e o segurado receberá metade deste valor. Veja ao lado os cálculos da primeira parcela.

“Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício”, informa o INSS.

Segundo o advogado Rômulo Saraiva, os segurados precisam ficar atentos e conferir se o valor realmente caiu na conta no momento do corte. Caso contrário, podem cobrar a grana, pois é um direito garantido por lei. “Nem sempre o pagamento ocorre. Nesses casos, o segurado pode fazer a cobrança administra­tivamente”, diz.

Pagamento

Para quem ainda está recebendo um benefício, os valores começarão a cair na conta no próximo dia 27. Confira o calendário ao lado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil