Agora

Festa das Cerejeiras tem seu último dia hoje em Itaquera

Visitantes de várias regiões são atraídos pelas flores e pela culinária japonesa no Parque do Carmo

- Fabiana schiavon

A 40ª Festa das Cerejeiras, no parque do Carmo, em Itaquera (zona leste), tem hoje seu último dia de evento — das 9h até as 17h e o frio do fim de semana não espanhou os visitantes.

Além da beleza das cerejeiras, árvore símbolo do Japão, há comidas típicas do Japão com pratos dos mais comuns, como o temaki e o yakissoba, até o menos conhecido, como o okonomiyak­i —panqueca frita que mistura vários ingredient­es.

“Quem frequenta a festa já adotou o costume japonês de fazer piquenique embaixo das cerejeiras. Com a chuva dos últimos dias, as árvores perderam um pouco do seus botões de flores, mas continuam belas”, diz Sergio Oda, vice-presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil.

E a festa encanta a todos os visitantes. “Eu moro há 40 anos em Itaquera e é a minha primeira vez, por mais impression­ante que seja”, brinca a advogada previdenci­ária Sonia Mendes, 54 anos, que aguardava ontem um yakissoba na fila.

“Eu amo comida japonesa e meu filho também, por isso estou até levando mais para casa. Adorei ouvir os cantores japoneses e uma pétala da cerejeira grudou no meu cabelo. Dizem que dá sorte.”

Romantismo

A dona de casa Mari Almeida, 42, de Embu das Artes (Grande SP), declara paixão à festa que ela frequenta há anos. “Gosto dessa cultura milenar. O contraste das árvores me fascinam, é muito romântico. Gosto também de assistir aos eventos, às danças japonesas.” Na sextafeira, Mari esteve acompanhad­a pelo marido que foi pela primeira vez. “Ele ficou encantado. Não tivemos muita sorte por causa da chuva, mas foi ótimo.”

Descendent­es de japoneses, a professora Livia Nakano, 34, foi à festa pela primeira vez, ontem. “Moro na Barra Funda, longe daqui. Há anos eu quero vir e não consigo. Dessa vez, me programei, mesmo com receio da chuva”, diz Livia, que foi com toda a família. “Meu avô cultivava cerejeiras e queria ter contato novamente com elas. Descobri aqui outro tipo de planta japonesa”, afirma.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Mulher faz selfie em frente a uma das 4 mil árvores do Bosque das Cerejeiras, plantadas pela comunidade japonesa na década de 1970, no parque do Carmo, em Itaquera, na zona leste de SP; entrada é gratuita
Rivaldo Gomes/folhapress Mulher faz selfie em frente a uma das 4 mil árvores do Bosque das Cerejeiras, plantadas pela comunidade japonesa na década de 1970, no parque do Carmo, em Itaquera, na zona leste de SP; entrada é gratuita
 ??  ?? Ben, que completa 1 ano de idade, ganha US$ 100 de presente durante festa de aniversari­o de família
Ben, que completa 1 ano de idade, ganha US$ 100 de presente durante festa de aniversari­o de família

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil