Agora

Primeiro dia de campanha vacina 326 mil no estado

- (FS e FSP)

Ontem foi o dia D, que deu início à campanha de vacinação contra a poliomieli­te e o sarampo em São Paulo. Na capital, foram aplicadas 40.837 doses de até as 14h da tarde, segundo da Secretaria Municipal de Saúde, sob gestão Bruno Covas (PSDB).

No estado, foram aplicadas 326 mil doses, diz a Secretaria de Estado da Saúde, sob gestão Márcio França (PSB).

A unidade do UBS (Unidade Básica de Saúde) Geraldo da Silva Ferreira, no Jabaquara (zona sul de São Paulo), estava tranquila, segundo a assistente administra­tiva Andressa Ferreira, 33 anos.

Ela levou a filha Alice, de um ano e nove meses, para tomar as doses.

“Estava sem nenhuma fila. Ela só sentiu a picadinha e foi supertranq­uilo”, afirmou Andressa, que até perguntou se poderia tomar a vacina contra a gripe.

Andressa continua. “Eles não quiseram aplicar para priorizar essa campanha, que é mais importante”. Ela ficou sabendo da vacinação por grupos de Whatsapp.

No mesmo posto de atendiment­o, o estoquista Rogério da Silva Leite, 34 anos, levou o filho Vinícius, de dois anos, para tomar as duas vacinas. “Vi a notícia sobre a campanha anteontem e decidi já levá-lo no primeiro dia. Fui atendido rapidament­e”, afirma.

Todas as crianças entre um e cinco anos incompleto­s devem se vacinar, mesmo que já tenham sido imunizadas ou não tenham a carteirinh­a vacinal anterior. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

Contra paralisia

A imunização nacional visa evitar uma reintroduç­ão da paralisia infantil no país.

A doença não é registrada desde 1989, mas tem baixos índices de vacinação. No caso do sarampo, o Brasil recebeu um certificad­o da Organizaçã­o Pan-americana da Saúde de eliminação da doença em 2016, porém, o país já registra 1.053 casos com cinco mortes. Em São Paulo, a previsão do governo estadual é de vacinar 95% do públicoalv­o, ou 2,2 milhões de crianças.

 ?? Eduardo Anizelli/ Folhapress ?? A bebê Alice Ferreira, 1, toma vacina contra o sarampo em posto de saúde no Jabaquara (zona sul), no colo da mãe, a assistente Andressa Ferreira, 33 anos
Eduardo Anizelli/ Folhapress A bebê Alice Ferreira, 1, toma vacina contra o sarampo em posto de saúde no Jabaquara (zona sul), no colo da mãe, a assistente Andressa Ferreira, 33 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil