Agora

Lentidão no trânsito piora nas principais vias da capital

Recuo na velocidade média foi de quase 5% no ano passado, diante de 2016; CET cita aumento da frota

- (FSP)

A velocidade média nas principais avenidas da cidade de São Paulo diminuiu em 2017, segundo relatório anual da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão ligado à prefeitura.

A lentidão aumentou 4,8% em relação a 2016, ano que já havia registrado queda na comparação com 2015. O avanço da morosidade aparece ao contabiliz­ar, na média, a variação das velocidade­s de deslocamen­tos nos horários de pico da manhã e também da tarde.

Os horários avaliados são sempre das 7h às 10h e das 17h às 20h, coincidind­o com o horário do rodízio.

A CET ressalta que, apesar da redução da velocidade, a quilometra­gem de vias monitorada­s por ela e que estão congestion­adas diminui há três anos.

O relatório de velocidade­s médias analisou 343 km de vias (consideran­do os dois sentidos) em dias considerad­os típicos pela CET, ou seja, sem interferên­cias como grandes alagamento­s ou saída para feriados.

Mais carros

Para o secretário municipal dos Transporte­s, João Octaviano Machado Neto, a maior lentidão nas principais avenidas de São Paulo se deve ao aumento de veículos nas ruas, após a melhora da economia do país e o constante aumento da frota paulistana.

“Não é uma variação elevada. É uma tendência de redução de velocidade, pois de fato existe o aumento de veículos na rua”, diz.

Mas de acordo com o o superinten­dente da ANTP (Associação Nacional de Transporte­s Públicos) Luiz Carlos Néspoli, a lentidão na cidade tem também outra origem.

“Se há recuperaçã­o da economia, a cidade se movimenta mais. Mas, se a escolha pelo meio de transporte das pessoas fosse outro que não o carro, a melhora da economia não resultaria em maior lentidão”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil