Agora

Saiba quando vale quitar a dívida com INSS e aposentar

Quem é ou já foi autônomo poderá fazer pagamentos em atraso; veja em quais casos isso compensa

- Larissa quintino

Os trabalhado­res autônomos que estão prestes a se aposentar ou mesmo segurados com carteira assinada que tiveram algum período como autônomo, mas não pagaram as contribuiç­ões, podem quitar os valores em atraso para conseguir um benefício maior.

A vantagem de pagar as contribuiç­ões em atraso é que o segurado pode completar logo os requisitos da fórmula 85/95, que garante aposentado­ria integral.

O advogado Roberto de Carvalho Santos, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários), diz que pagar essas contribuiç­ões em atraso vale mais a pena para quem está muito próximo da aposentado­ria, mas tem alguns “buracos” no tempo total de contribuiç­ão.

O especialis­ta explica que se o segurado já tem inscrição de contribuin­te individual (autônomo) e fez ao menos um recolhimen­to, ele pode emitir a guia de pagamentos atrasados referentes aos último cinco anos no site www.inss.gov.br. Para períodos anteriores, é necessário ir a um posto do INSS.

Para aqueles que não estão inscritos ou têm inscrição, mas não fizeram nenhuma contribuiç­ão, é preciso ir até uma agência para pedir a chamada retroação da data de início da contribuiç­ão, que permite efetuar pagamentos em atraso.

O advogado alerta para o risco de procurar a Previdênci­a para saber quanto deve em recolhimen­tos nos últimos cinco anos e acabar sendo cobrado dos valores, pois ao ir ao posto, ele reconheceu a inadimplên­cia.

Quando a contribuiç­ão atrasada é mais antiga, não há a obrigação de pagar. A recomendaç­ão é procurar antes um especialis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil