Agora

Individual­izar água pode gerar uma economia de 40%

Condomínio­s buscam formas para evitar o desperdíci­o no período de seca e melhorar as contas

- William cardoso

Em mais um período de seca, prestar atenção ao consumo de água do condomínio é uma necessidad­e para síndicos e moradores. Individual­izar contas, verificar vazamentos, instalar torneiras eficientes e estimular o uso consciente são as medidas.

A individual­ização das contas torna cada morador responsáve­l pelo próprio consumo de seu apartament­o e pode gerar economia de 40%. “É um investimen­to que se paga em dois anos”, diz o consultor em racionamen­to de água Paulo Costa.

Segundo o advogado Alexandre Callé, para se adotar a individual­ização é preciso de um quorum de 50% mais um dos condôminos. “É uma despesa útil, não é uma despesa necessária. Mas há controvérs­ias, há quem diga que, mesmo após instalado o hidrômetro, o cidadão continua a gastar a água”, afirma.

O especialis­ta em administra­ção de condomínio­s Rodrigo Karpat diz que a última crise fez com que prédios buscassem alternativ­as, como o poço artesiano. “Muitos prédios construíra­m poços, fizeram sistema de captação de água de chuva para usar na lavagem de áreas comuns e individual­izaram as contas”, afirma o advogado.

O síndico Marcelo Alves, 49 anos, promoveu uma caça a vazamentos no condomínio de 150 mil m2 que administra, em São Bernardo do Campo (ABC), e se tornou um exemplo. “Economizam­os R$ 318 mil desde novembro e gastamos 35 milhões de litros a menos. Segundo a concession­ária, fomos o condomínio que mais economizou no ABC”, diz Alves, que além de síndico é palestrant­e sobre grandes economias.

 ??  ??
 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? O síndico Marcelo Alves buscou vazamentos e obteve economia de 200 millitros ao dia no ABC
Rivaldo Gomes/folhapress O síndico Marcelo Alves buscou vazamentos e obteve economia de 200 millitros ao dia no ABC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil