Agora

Com cota, eleições terão recorde de vices mulheres

Quatro mulheres disputarão o cargo de vice-presidente e outras 67 tentarão ser vice-governador­as

- (FSP)

Na primeira vez em que candidatur­as femininas terão uma cota de recursos para campanha do fundo eleitoral, o número de mulheres candidatas a vice bateu recorde tanto na disputa presidenci­al quanto nos estados.

Ao todo, quatro mulheres disputarão o cargo de vicepresid­ente e outras 67 serão candidatas a vice-governador­a nas eleições. Nos dois casos, houve avanço em relação a eleições anteriores.

As escolhas se deram em meio a um limbo jurídico estabeleci­do após a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em maio deste ano, na qual define que R$ 510 milhões do R$ 1,7 bilhão aprovado para o fundo público de financiame­nto de campanhas devem ir para candidatur­as de mulheres.

O TSE informa que aplicação de pelo menos 30% em candidatur­as femininas é condição obrigatóri­a para a liberação do fundo eleitoral. Mas diz que critérios de distribuiç­ão dos recursos serão definidos pelo partido, que poderá destinar a cota para qualquer tipo de eleição: majoritári­a ou proporcion­al.

Todos os partidos afirmam que a escolha de vices mulheres não tem relação com a questão do fundo eleitoral.

“Atrelar a escolha de uma vice mulher à questão do dinheiro é desvirtuar o debate. Há uma motivação real do nosso partido em ampliar a participaç­ão da mulher”, afirma o secretário-geral do PSDB, deputado Marcus Pestana (MG). O PSDB terá a senadora Ana Amélia (PP) como candidata a vice na chapa de Geraldo Alckmin. Dos 12 candidatos a governador —todos homens— quatro terão vices mulheres.

Números

Quatro candidatos a presidente terão mulheres como vice. O número pode chegar a cinco caso Manuela D’ávila (PC do B) assuma o posto de vice de Lula ou de Fernando Haddad (PT).

Nos estados, o número de mulheres vices chega a quase 40% do total. Só em São Paulo, serão sete vices mulheres entre os 12 candidatos ao governo. Candidatas a 67

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil