Agora

Mentor de Bolsonaro quer usar verba para obter apoio

- (FSP)

O economista Paulo Guedes, indicado como ministro da Fazenda num eventual governo do presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL), defendeu o uso de verba federal para influencia­r governador­es a apoiarem a agenda de reformas propostas pelo candidato a presidente.

A declaração foi dada durante transmissã­o ao vivo feita por Bolsonaro em sua página no Facebook na última quinta-feira.

Ele sinalizou que o presidenci­ável, caso eleito, pode pedir apoio ao seu programa de governo em troca do repasse das verbas aos estados. Para ele, isso daria uma “governabil­idade orgânica” ao capitão reformado.

Essa prática já é adotada há alguns anos no governo federal. Os repasses voluntário­s da União se dão, em sua maioria, por meio de convênios cujos critérios para assinatura não são objetivos.

Em tese, o governo federal pode transferir recursos para projetos apresentad­os aos seus ministério­s. Na prática, os recursos costumam ser destinados principalm­ente aos estados governados por políticos aliados.

Guedes, no entanto, não explicou como se daria a entrega de recursos aos outros entes da federação. No vídeo, o economista voltou a defender a privatizaç­ão de estatais, sem citar quais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil