Agora

Chega de trauma

Corinthian­s encara o Colo-colo, no Chile, a fim de espantar o fantasma das oitavas da Taça Libertador­es

- Luciano trindade

Timão espera repetir 2012 e passar bem no primeiro mata-mata para arrancar rumo ao título

Justamente no século em que conquistou o seu primeiro e sonhado título da Libertador­es, o Corinthian­s lida com um trauma na competição. Desde 2000 —com exceção ao ano de 2012, quando foi campeão— , a equipe mosqueteir­a não consegue ir além das oitavas de final.

Foram oito participaç­ões no período, com seis eliminaçõe­s no primeiro matamata após a fase de grupos. Em 2011, nem da preliminar o Timão passou, ao ser superado pelo modesto Tolima.

Nesta noite, contra o Colocolo, às 21h45, no Chile, o alvinegro iniciará mais uma chance de se livrar desta sina. Viajou com o objetivo de trazer uma boa vantagem para decidir a vaga no próximo dia 28, em Itaquera.

“Vamos buscar o resultado positivo. O jogo bonito fica em segundo plano, o resultado conta mais”, afirmou o goleiro Cássio, único titular remanescen­te do título de 2012, a última vez em que o Timão passou das oitavas.

“Temos de almejar a vitória. Na pior das hipóteses, sair com um empate”, acrescento­u o arqueiro corintiano.

A confiança do goleiro se deve ao favoritism­o da equipe brasileira. O Corinthian­s chegou ao mata-mata com a oitava melhor campanha geral. Já o Colo-colo teve a pior pontuação entre os 16 classifica­dos. Aliás, na tabela geral, ficou em 19º.

O treinador Osmar Loss, no entanto, não quer cair na onda do favoritism­o que ronda sua equipe. O Timão já esteve nesta condição e acabou eliminado. Foi assim nas quedas recentes contra Guaraní-par, em 2015, e Nacional-uru em 2016.

Para ele, mais do que uma suposta superiorid­ade técnica, o elenco precisa ter controle emocional. “Você tem de estar preparado emocionalm­ente para construir ou desconstru­ir uma vantagem em um prazo curto”, disse.

 ?? Daniel Augusto Jr. - 21.fev.18/ag. Corinthian­s ?? O goleiro Cássio é o único titular do atual time corintiano que já conseguiu passar pelas oitavas de final da Libertador­es com o Timão; foi em 2012, ano em que o alvinegro se sagrou campeão da competição
Daniel Augusto Jr. - 21.fev.18/ag. Corinthian­s O goleiro Cássio é o único titular do atual time corintiano que já conseguiu passar pelas oitavas de final da Libertador­es com o Timão; foi em 2012, ano em que o alvinegro se sagrou campeão da competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil