Agora

Jovens usam rap para ensinar finanças a moradores da periferia

- (CNC)

A falta de acesso da população negra e das periferias em relação a finanças pessoais despertou na economista Gabriela Mendes Chaves a vontade de fazer algo para ajudar.

No entanto, suas próprias vivências como mulher, negra e nascida na periferia indicavam que ela teria que ser estratégic­a para conquistar seu público alvo.

“Quem está à margem da sociedade não acredita que pode conseguir organizar as contas, sair do endividame­nto e fazer reserva”, diz.

Foi então que a paixão de Gabriela pelo rap se destacou dentre suas ideias para cativar o público. “O Racionais tem tanta importânci­a no dia a dia da periferia, foi o primeiro show da minha vida, inclusive. As letras falam de escassez, desemprego e consumo, que estão presentes até os dias de hoje”, revela.

Para dar corpo à ideia, Gabriela convidou a contabilis­ta Gabriella Gomes para unir forças. Em abril, as duas criaram a empresa de empoderame­nto financeiro Nofront.

A metodologi­a dos cursos usa dois discos da banda do Capão Redondo (zona sul). “Nada como um dia após o outro”, de 2002 e “Cores e Valores”, de 2014.

A assistente social Maria Aparecida Moura, 55 anos, fez um dos primeiros cursos do Nofront. Ela ficou tão encantada com a metodologi­a das aulas que fechou o salão de festas do prédio onde mora na Brasilândi­a para toda a sua família participar.

“A linguagem é acessível. Eu saí de lá com confiança e conhecimen­to para falar com o gerente do banco”, relata.

Para fazer os cursos, é preciso mandar um email para contato@nofront.com.br. Os preços são acessíveis (a partir de R$ 130) e também há bolsas de estudo.

 ?? Robson Ventura/folhapress ?? A contabilis­ta Gabriella Gomes (à esq.) e a economista Gabriela Chaves; elas usam letras do Racionais sobre desemprego e escassez para ensinar a poupar
Robson Ventura/folhapress A contabilis­ta Gabriella Gomes (à esq.) e a economista Gabriela Chaves; elas usam letras do Racionais sobre desemprego e escassez para ensinar a poupar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil