Agora

Bolsonaro propõe criar um superminis­tério econômico

Presidenci­ável quer unificar Fazenda, Planejamen­to, Indústria e Comércio e Secretaria-geral

- (FSP)

Criticado pelo seu pouco conhecimen­to sobre economia, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) propôs a criação um superminis­tério para cuidar da área. A nova pasta reuniria quatro dos atuais 29 ministério­s: Fazenda, Planejamen­to, Indústria e Comércio e Secretaria-geral.

Caberá ao economista Paulo Guedes comandar o Ministério da Economia caso o presidenci­ável seja eleito. A sugestão é de que sejam subordinad­as à pasta as instituiçõ­es financeira­s federais como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES.

Para o Banco Central, o candidato prevê independên­cia, mas diz que a instituiçã­o deve estar alinhada com o Ministério.

Com isso, Bolsonaro concentrar­á uma série de poderes a Guedes, seu guru.

O programa promete um governo liberal democrata, com o projeto de reduzir a dívida pública em 20% e uma meta ambiciosa de zerar o deficit já no primeiro ano de governo, enquanto a previsão atual é de que o país feche as contas em 2019 com um rombo de R$ 139 bilhões. Sem dar detalhes, diz que vai converter de deficit em superavit em 2020.

Bolsonaro promete manter o tripé macroeconô­mico: câmbio flutuante, metas de superavit primário e metas de inflação.

Plano de governo

O documento traz diretrizes e críticas genéricas, sobretudo aos governos do PT, afirmando que o estado gasta muito e mal, mas não detalha de que forma um seu eventual governo conquistar­á a recuperaçã­o econômica.

Para solucionar os problemas fiscais, aponta para medidas como privatizaç­ões, concessões e venda de imóveis do governo, sem listar quais seriam os ativos repassados à iniciativa privada.

Sobre a Petrobras, o candidato critica o modelo adotado nos governos do PT, de exigir conteúdo local (que parte da produção seja brasileira) e fala em trazer mais competitiv­idade para o setor de energia, priorizand­o o setor de gás natural.

O texto menciona uma agenda de reformas e cita mudanças na Previdênci­a como a possibilid­ade de um modelo capitaliza­ção individual. O único ponto em que trata de programas sociais é uma proposta de renda mínima, com base no Bolsa Família, mas Bolsonaro diz se inspirar no economista americano Milton Friedman.

 ?? Joel Silva/folhapress ?? O candidato Jair Bolsonaro no aeroporto de Congonhas ao desembarca­r ontem em São Paulo; o presidenci­ável divulgou seu plano de governo com críticas ao PT
Joel Silva/folhapress O candidato Jair Bolsonaro no aeroporto de Congonhas ao desembarca­r ontem em São Paulo; o presidenci­ável divulgou seu plano de governo com críticas ao PT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil