Agora

Dá-lhe Ursal!

- Otavio Valle

Na última quinta-feira, a TV Bandeirant­es promoveu o primeiro debate da corrida presidenci­al deste ano. Nada de novo: falta de propostas, hipocrisia e muita demagogia.

O vazio de ideias foi tão colossal que o único momento marcante acabou sendo oferecido pelo candidato Cabo Daciolo, do Patriotas, que citou uma tal de Ursal, a hipotética União das Repúblicas Socialista­s da América Latina, que reuniria todos os países latinos do continente americano.

Em entrevista ao jornal Folha de S.paulo, a socióloga Maria Lucia Victor Barbosa disse que forjou o termo em 2001, como uma ironia ao “Foro de São Paulo”, que reuniu líderes de esquerda latino-americanos como Lula e Fidel Castro.

Ironia à parte, a verdade é que a Ursal explodiu nas redes sociais, nos bares e afins. Virou piada nacional. Mas, e se fosse verdade? Que seleção não daria na Copa do Mundo, hein? Além de somar nove Mundiais, a Ursal teria uma constelaçã­o imbatível de craques.

No gol, teríamos uma briga de respeito entre Ospina, Ochoa, Alisson, Ederson e Armani.

No miolo de zaga, Godín poderia jogar com Mina, Marquinhos, Thiago Silva e Otamendi.

Nas duas laterais, nossos eternos Marcelo e Dani Alves teriam sombra em Layún, Laxalt, Rojo ou ainda Tagliafico.

A briga na meiuca seria da pesada: Casemiro, Vidal, Torreira, Banega, James Rodríguez, Di María, Dybala, Philippe Coutinho e Willian.

O ataque contaria não só com o trio Messi, Suárez e Neymar, como teria ainda Cavani, Roberto Firmino, Alexis Sánchez, Cuadrado, Falcao García, além de jovens como Gabriel Jesus e Pavón.

Sem contar Ángel Romero, que o amigo de bancada, o corintiano Edson Lopes, pediu pra não esquecer de incluir!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil