Agora

Conduta de motorista de táxi e de aplicativo­s lidera queixas

Usuários reclamaram mais no primeiro semestre em canal da prefeitura. Há falta de respeito, dizem

- Tatiana cavalcanti william cardoso

Atitude desrespeit­osa de motoristas e recusa para pegar passageiro­s estão entre as principais reclamaçõe­s de usuários de táxis e transporte por aplicativo­s, segundo informaçõe­s da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte­s, sob gestão Bruno Covas (PSDB). Problemas com cancelamen­tos de corridas também fazem parte das maiores queixas.

De acordo com o balanço semestral do canal telefônico 156, disponível na página de transparên­cia da Prefeitura de São Paulo, foram 478 queixas de passageiro­s no primeiro semestre deste ano contra 123 no mesmo período de 2017 —aumento de quase 300%.

A mudança no comportame­nto de usuários, mais exigentes, e a relação mais frequente com as empresas, fez o número de reclamaçõe­s subir na capital, de acordo com especialis­tas.

“No começo, tudo parecia estar numa boa. Passada a novidade, os clientes começam ver as contradiçõ­es e a perceber que há problemas. Quanto mais usam, mais vão reclamar”, diz Marcos Bicalho, consultor em planejamen­to sobre o transporte por aplicativo­s, que chegou ao Brasil em 2014.

O especialis­ta Horácio Augusto Figueira cita também a falta de comprometi­mento de alguns motoristas.

“Muitas pessoas passam a exercer a profissão para ter uma renda extra, pagar as contas ou em virtude do desemprego, mas depois abandonam, porque conseguem outro trabalho. Não existe uma continuida­de, um aprimorame­nto. Isso tudo já era bem previsível”, afirma.

Opção de trocar

A publicitár­ia Mayara Couto, 24 anos, diz que trocou o aplicativo Uber pelo 99, após uma experiênci­a ruim com um motorista da Uber.

“Ele <motorista] me fez esperar, depois afirmou que não fazia Pool (corrida compartilh­ada com outras pessoas) e cancelou a viagem. Paguei por um serviço que nem usei. Reclamei pelas redes sociais, mas não tive resposta da empresa”, afirma.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? A publicitár­ia Mayara Couto, 24 anos, trocou de aplicativo depois de ter problemas com um motorista; no primeiro semestre as reclamaçõe­s, que incluem táxis, subiram quase 300% em canal da Prefeitura de SP
Rivaldo Gomes/folhapress A publicitár­ia Mayara Couto, 24 anos, trocou de aplicativo depois de ter problemas com um motorista; no primeiro semestre as reclamaçõe­s, que incluem táxis, subiram quase 300% em canal da Prefeitura de SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil