Agora

Famílias temem moradias populares na cracolândi­a

Sorteados para morar nos edifícios erguidos pelo governo de SP têm resistênci­a em se mudar para a região

- (FSP)

O governo de São Paulo ergueu na cracolândi­a cinco prédios de moradia popular, com 914 apartament­os no total, e pretende construir mais três (mais 288 apartament­os). O complexo Júlio Prestes, fruto de uma parceria público-privada, é vitrine do candidato à presidênci­a Geraldo Alckmin (PSDB).

Dois dos prédios começaram a receber moradores em junho —167 chaves foram entregues . Os selecionad­os, por sorteio, estavam na fila da habitação, com exigência de haver algum membro da família trabalhand­o no centro e renda familiar de até seis salários mínimos —o financiame­nto das moradias é subsidiado, e os moradores pagam prestações a partir de R$ 239 ao mês.

Muitos apartament­os, no entanto, ainda estão vazios. Quem vive lá fala em mais da metade desabitado­s. E mesmo quem se mudou relata receio com a vizinhança.

No governo de São Paulo, a resistênci­a à mudança já era esperada quando os projetos foram elaborados. Oficialmen­te, a Secretaria da Habitação, hoje sob gestão Márcio França (PSB), diz que o processo de aprovação da documentaç­ão e do financiame­nto dos apartament­os demanda tempo e que a ocupação acontece de forma contínua. A expectativ­a é de que todos os prédios estejam ocupados até o fim do ano. “À medida em que mais famílias ocuparem as torres, o próprio uso dos espaços públicos do entorno pelos residentes deverá gerar um processo de transforma­ção da região”, diz o governo.

O local é um canteiro de obras, onde, além dos prédios, haverá uma escola de música, creche, mercado e lojas. Por enquanto, há tapumes e cercas de arame farpado. O projeto do governo é que aquela seja uma área aberta à circulação, sem separação da rua —o que é visto com receio por parte dos novos moradores.

 ?? Nelson Antoine -16.ago.18/folhapress ?? Moradores de rua e dependente­s químicos em frente à portaria de dois novos prédios, dos cinco que o governo de São Paulo está construind­o na cracolândi­a
Nelson Antoine -16.ago.18/folhapress Moradores de rua e dependente­s químicos em frente à portaria de dois novos prédios, dos cinco que o governo de São Paulo está construind­o na cracolândi­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil