Agora

154 mil podem perder benefício previdenci­ário

Prazo para agendar perícia terminou na segunda e segurado tem 60 dias para entrar em contato

- (UOL)

Um total de 153.702 segurados que recebem auxíliodoe­nça ou aposentado­ria por invalidez foram convocados em julho pelo INSS para passar por revisão, mas não marcaram a perícia dentro do prazo e, por isso, tiveram o benefício suspenso. A informação é do Ministério do Desenvolvi­mento Social.

O prazo para agendar a revisão terminou na segundafei­ra, dia 13. Ao todo, 178.935 segurados haviam sido convocados para a perícia nessa fase.

Quem não agendou o atendiment­o teve o pagamento suspenso. A partir do bloqueio, o segurado tem até 60 dias para marcar o exame. Se não procurar o INSS neste prazo, o benefício será cancelado. Quem marcar a perícia e não comparecer também perde a renda.

Pelo telefone 135 o segurado pode consultar se está na lista. Ao ligar, tenha em mãos o número do CPF (ou do Pis/pasep), o número do benefício, documentos pessoais (como RG), além de papel e caneta para fazer anotações. Também pelo telefone, o beneficiár­io “pendurado” no INSS pode agendar uma data para a perícia.

Prepare-se

Para aumentar as chances de manter o benefício, o segurado precisa levar exames médicos e laudos que comprovem a incapacida­de para o trabalho. Também é importante mostrar ao médico do INSS que há acompanham­ento de um profission­al e preocupaçã­o com a doença.

O pente-fino do governo está convocando para revisão beneficiár­ios que não passam por perícia médica há mais de dois anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil