Agora

PT diz que Procurador­ia reforça perseguiçã­o a Lula

Objetivo é esticar prazo de substituiç­ão do ex-presidente, mas aliados de Haddad têm dúvidas

- (FSP)

Para acelerar o trâmite da análise do registro da candidatur­a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Procurador­a-geral da República pediu ao ministro Luís Roberto Barroso que notifique a defesa para que o prazo já começasse a contar a partir de hoje.

Até a noite, Barroso não havia decidido sobre o pedido. A partir da notificaçã­o, a defesa terá sete dias corridos para se manifestar.

Segundo a procurador­ageral, Raquel Dodge, a defesa de Lula já teve acesso aos autos porque questionou formalment­e a distribuiç­ão do processo para Barroso.

Até anteontem, a expectativ­a era que as contestaçõ­es (impugnaçõe­s) fossem válidas a partir da publicação do edital com o registro da candidatur­a, o que deve acontecer apenas hoje. A PGR, no entanto, impugnou o pedido de registro horas depois de o PT registrar a candidatur­a.

Questionam­entos

O presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL) também questionou a legalidade da candidatur­a do petista.

A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, decidiu ontem à noite que a relatoria dos casos de Lula ficaria mesmo com Barroso.

A dúvida surgiu porque, minutos depois que o Lula pediu ao TSE o registro de candidatur­a, na quarta, os candidatos a deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), uma das lideranças do MBL (Movimento Brasil Livre), e Alexandre Frota (PSL-SP) apresentar­am ações no TSE.

Essas primeiras impugnaçõe­s caíram com o ministro Admar Gonzaga. A pedido de Barroso, Rosa iria decidir com quem vai ficar o processo de registro e as contestaçõ­es.

No total, já correm no tribunal seis contestaçõ­es à candidatur­a do petista.

 ?? Rodolfo Buhrer/reuters ?? O candidato a vice na chapa de Lula, Fernando Haddad, ontem em Curitiba; o ex-prefeito é cotado a ser o substituto na urna, caso Lula seja impedido pelo TSE
Rodolfo Buhrer/reuters O candidato a vice na chapa de Lula, Fernando Haddad, ontem em Curitiba; o ex-prefeito é cotado a ser o substituto na urna, caso Lula seja impedido pelo TSE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil