Agora

Morador relata mais redução de pressão e falta d’água

Eles afirmam que problemas no abastecime­nto aumentaram nas últimas semanas

- William cardoso luciano cavenagui

Moradores da capital e da Grande São Paulo reclamam que estão sofrendo falta d’água nas últimas semanas principalm­ente à noite, sentindo nas torneiras aumento de redução da pressão por parte da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), da gestão Márcio França (PSB).

A manobra foi usada pela companhia durante a crise hídrica, entre 2014 e 2015, para economizar água.

O supervisor de segurança André Júnior, 37 anos, mora no Butantã (zona oeste). “A situação piorou nas últimas semanas. Por volta das 20h, a água já começa a diminuir. Às 23h, costuma ficar pior ainda. Como meu chuveiro é a gás, só esquenta se tiver pressão. Quando sai água, é somente fria”, afirma Júnior.

“Já fiz diversas queixas para a Sabesp. Os meus vizinhos passam pelo mesmo problema”, disse o supervisor, que conta com uma caixa-d’água em casa.

O analista financeiro Fernando Rodrigues, 28 anos, mora em Carapicuíb­a (Grande SP). “Nas últimas duas semanas, estamos percebendo menos água a partir das 21h. Ainda não coloquei caixad’água e estou sofrendo.”

Dados da ANA (Agência Nacional de Águas) e da Sabesp mostram que o sistema Cantareira, responsáve­l pelo abastecime­nto na Grande SP, vem recebendo menos água —este é terceiro ano com menor entrada de água no sistema desde 2000. A Sabesp, por sua vez, está ofertando menos água para distribuiç­ão. A vazão de saída do sistema caiu, em média, de 24 mil litros por segundo, em agosto de 2017, para 22 mil litros por segundo neste mês. Há quase 30 dias, após atingir 40% da capacidade, o Cantareira está em alerta.

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? O supervisor de segurança André Júnior, 37 anos, mostra o aquecedor em sua casa, no Butantã (zona oeste de São Paulo); com a falta de pressão, equipament­o não esquenta a água e banho tem de ser frio, afirma ele
Rubens Cavallari/folhapress O supervisor de segurança André Júnior, 37 anos, mostra o aquecedor em sua casa, no Butantã (zona oeste de São Paulo); com a falta de pressão, equipament­o não esquenta a água e banho tem de ser frio, afirma ele

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil