Agora

Justiça manda reformar conjunto habitacion­al

- (JL)

A Justiça determinou que a Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), e os consórcios Oasconstra­n Real Parque e Domus consertem problemas estruturai­s no conjunto habitacion­al Real Parque, no Morumbi (zona sul), após a Defensoria Pública do Estado de São Paulo receber denúncias de moradores.

Foi constatado pelo órgão estadual que nas quadras A (condomínio­s leste e oeste) e quadra 1 (condomínio­s 1 e 2) há problemas no sistema de drenagem, infiltraçõ­es, rachaduras, umidade e rede elétrica sem proteção. Os condomínio­s começaram a ser entregues em 2012.

A ação civil pública foi movida pelo núcleo de habitação e urbanismo da Defensoria, que vistoriou os imóveis com uma arquiteta e uma engenheira, segundo explicou Rafael Negreiros Dantas de Lima, defensor público e coordenado­r do núcleo.

“Ambas fizeram um laudo de cada um dos edifícios e identifica­ram corrimãos oxidados, mau funcioname­nto das bombas de drenagem, materiais usados na obra de baixa qualidade e aberturas no piso. São exemplos de riscos altos.” A decisão foi publicada na segunda-feira e tanto prefeitura quanto os consórcios têm 45 dias para corrigir as falhas.

A reportagem esteve ontem no Real Parque, quadra 1, e constatou os problemas apontados pela Defensoria.

O apartament­o da faxineira Aline Santana, 21, está com infiltraçõ­es em todos os cômodos. “Tem uma lâmpada que nem funciona mais.”

No condomínio 2, a água desce pelas escadas e empossa. Uma creche e um posto de saúde deveriam ter sido construída­s junto aos prédios, mas nenhuma obra começou.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Rachadura em viga da passarela em prédio do conjunto habitacion­al Real Parque, no Morumbi (zona oeste de SP); obras devem ser feitas em até 45 dias
Rivaldo Gomes/folhapress Rachadura em viga da passarela em prédio do conjunto habitacion­al Real Parque, no Morumbi (zona oeste de SP); obras devem ser feitas em até 45 dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil