Agora

Alunos da rede municipal serão vacinados nas escolas

Prefeitura quer imunizar crianças contra sarampo e pólio. Todas as UBSS vão abrir amanhã

- (FSP)

Diante da dificuldad­e de se atingir as metas de imunização contra sarampo e poliomieli­te, crianças deverão ser vacinadas nas escolas municipais da capital.

A ação faz parte de uma série de medidas planejadas pela prefeitura, e antecipada­s pela reportagem, que incluem fazer uma busca de casa em casa por crianças ainda não imunizadas, instalação de um posto volante na avenida Paulista (região central) e a realização de um novo “Dia D” amanhã, com todas as unidades básicas de saúde abertas para isso.

As iniciativa­s são para crianças de um a cinco anos, alvos da atual campanha nacional contra as doenças, que vai até o dia 31.

A meta de vacinação é de 95% desse público, mas, por enquanto, só foram imunizadas contra as duas doenças 59% das crianças dessa faixa etária na capital paulista.

“No ritmo atual, a meta não será atingida”, afirma Maria Lígia Nerge, coordenado­ra do programa municipal de imunizaçõe­s.

Para elevar os índices, desde o início do mês as escolas municipais têm pedido aos pais as carteiras de vacinação de seus filhos.

A partir da semana que vem, os alunos que estiverem com o registro incompleto poderão ser imunizados, se houver autorizaçã­o dos pais, por equipes de saúde que irão às unidades educaciona­is.

Segundo o secretário Alexandre Schneider (Educação), as escolas da rede passarão a pedir a carteira dos alunos duas vezes ao ano —hoje, isso acontece só uma vez, no momento da matrícula.

Já a busca ativa de crianças não imunizadas ocorrerá amanhã. Os agentes de saúde irão passar de casa em casa para explicar a importânci­a da vacinação. Caberá então às famílias levar os filhos na unidade de saúde mais próxima.

No domingo, a imunização poderá ser feita em um posto volante na avenida Paulista, no Conjunto Nacional, em parceria com o Rotary.

Balanço do Ministério da Saúde diz que, até anteontem, foram vacinadas 56% das crianças no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil