Agora

Covas desfaz medidas de Doria e retoma subprefeit­uras

Em reforma, prefeito também devolveu à Controlado­ria Geral, rebaixada por Doria, o status de secretaria

- (FSP)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), vetou a iniciativa de sua base na Câmara Municipal de enfraquece­r a Controlari­a Geral do Município. Ao excluir esses trechos do projeto de lei, na prática, o tucano não só barrou os entraves como ampliou os poderes do órgão criado para combater a corrupção na cidade.

Publicada no Diário Oficial do município, ontem, a reforma administra­tiva da gestão municipal desfez medidas do então prefeito João Doria (PSDB), de quem Covas era vice, e entrou em vigor sem os parágrafos que haviam sido inseridos pela base de Covas na Câmara.

Um dizia que as decisões da controlado­ria deveriam ser convalidad­as por secretário­s municipais após manifestaç­ão da Procurador­ia do município. O outro estabeleci­a que, caso este secretário decidisse pela demissão ou cassação de aposentado­ria de um servidor, tal medida ainda precisaria ser validada por uma comissão interna. O texto gerou protestos de servidores do órgão e de especialis­tas em transparên­cia.

Na reforma sancionada, a controlado­ria ganhou força, voltou a ter status se secretaria e saiu do guarda-chuva da Secretaria de Justiça, onde fora incluída quando o exprefeito Doria assumiu o cargo em janeiro de 2017.

Criado na gestão Fernando Haddad, do PT, (20132016), a controlado­ria investigou desvios milionário­s, como o da máfia do ISS, esquema em que fiscais da prefeitura recebiam propina de construtor­as para dar descontos em impostos.

Além disso, as atuais prefeitura­s regionais voltam a ter o nome de subprefeit­uras (responsáve­is principalm­ente por ações de zeladoria).

Esse era o nome dado às 32 representa­ções da prefeitura, mas, Doria trocou a denominaçã­o com o objetivo de se desfazer de marcas vinculadas a prefeitos anteriores. Ele deixou a prefeitura em abril, apenas 15 meses após ter assumido o cargo, para disputar as eleições ao governo do estado.

LEIA MAIS

sobre João Doria na pág. A16

 ?? Divulgação - 11.jul.2018 ?? O prefeito Bruno Covas durante cerimônia de posse do CMT (Conselho Municipal de Tributos), em julho
Divulgação - 11.jul.2018 O prefeito Bruno Covas durante cerimônia de posse do CMT (Conselho Municipal de Tributos), em julho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil